Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 9 de abril de 2009






PÁSCOA NA FINLÂNDIA

A religião predominante na Finlândia é a luterana. Os luteranos e os católicos comemoram a Páscoa na mesma data - este ano no dia 23 de março. Entretanto, muitas das tradições de Páscoa na Finlândia não derivam da religião, mas sim da assimilação de culturas ao longo dos anos.


O ovo - símbolo conhecido da comemoração cristã - é um símbolo da Páscoa também na Finlândia. Além dos ovos de chocolates, as crianças finlandesas pintam ovos cozidos ou esvaziados. Este costume é comum nos países eslavos, onde as pinturas são verdadeiras obras de arte. Ovos - além da simbologia cristã - são um símbolo de primavera, da vida começando a brotar após um longo inverno. Era nesta época antigamente que as galinhas voltaram a botar mais ovos do que durante o longo e frio inverno.

CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA NA FINLÂNDIA

Domingo dos Ramos - Palmusunnuntai
Uma semana antes do domingo da Páscoa as crianças tradicionalmente se vestem de bruxas, decoram galhos de árvores com fitas coloridas e plumas e saem de casa em casa recitando versos como:

Virvon varvon

Tuoreeks terveeks

Tulevaks vuodeks

Vitsa sulle

Palkka mulle

[Tradução livre: Desejo-lhe boa saúde para o ano que vem. Dou-lhe o galho, dê-me um brinde]


Quinta-feira Santa - Kiirastorstai
É um dos dias em que as igrejas luteranas mais recebem fiéis. O nome kiirastorstai (a quinta-feira de kiira) deriva da cultura pagã. 'Kiira' é - segundo a tradição - um mau espírito que precisa ser espantado. Para fazer isto, carregou-se um trenó com material metálico e um baú de alcatrão em chamas. O trenó, então, foi puxado ao redor da casa para garantir que não aparecessem cobras perto da casa no verão. Foi usado também sinos e sortilégios como "Kitis kiira metsään, tulta savua selkään" [Foge kiira para a floresta, com fumaça e fogo nas costas].

Sexta-feira Santa - Pitkäperjantai
Tradicionalmente sexta-feira santa é dedicada à reflexão do sofrimento de Cristo. A missa é celebrada sem a luz de velas ou flores, os salmos são cantados sem acompanhamento instumental. A cor litúrgica é a preta. Antigamente era proibido visitar até mesmo parentes neste dia e a comida foi servida fria. Em algumas fazendas os donos espancavam as crianças como Jesus foi espancado, mas esta tradição não se pratica mais.

Sábado de Aleluia - Lankalauantai
O sábado, no sentido religioso é apenas um dia entre os dois mais importantes, porém na cultura tradicional é o dia em que as bruxas andam soltas. Em alguns lugares da Finlândia, como na parte oeste, são queimadas fogueiras para que os maus espíritos não causem danos ao gado. Se não fosse o fogo que os espantasse, a fumaça certamente impediria a ação não desejada dos bruxos.

Domingo de Páscoa - Pääsiäissunnuntai
As casas são decoradas com flores amarelas e um capim verde 'rairuoho' plantado em pequenos potes decorados. O capim simboliza a aproximação do verão.


As famílias se reúnem para o almoço de Páscoa em que é servido pernil de carneiro. As sobremesas são pesadas após o quaresma e trazem ovos na sua receita. Muitas delas tem influência russa, como pashka - feito de coalhada, ovos, mantega, creme de leite e frutas cristalizadas - e kulitsa, um pão doce feito com azafrão. Mas os finlandeses têm, também, um prato típico próprio: é o mämmi. Mämmi é uma espécie de mousse de malte que se com creme de leite.



A Segunda-feira de Páscoa, Pääsiäismaanantai, ainda é feriado na Finlândia.

Fonte: http://www.finlandia.org.br/



Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin