É o pico o mais elevado nos Tatras , na Eslováquia, e em toda redondeza da montanha “Carpathian”, assim como em toda a Europa central, do norte e oriental.
Sua forma é piramidal, e apesar de sua relativamente baixa elevação, a ascensão vertical de aproximadamente 2.000 m do assoalho do vale faz "Gerlachovský o štít" parecer planar.
Atualmente, é considerada como uma montanha comum, mas num passado distante, teve um papel importante aos olhos e regras dos governantes e das populações das diversas nações da Europa Central, ao ponto que entre os séculos 19 e meados do século 20 ele teve quatro nomes diferentes com seis “re-versões” conhecidas.
Ficou conhecida também como a montanha mais elevada do “reino Húngaro” e da República Tcheca, além da Eslováquia, mas somente durante aproximadamente duas décadas do século 20.
O Gerlachovský štít compartilha de suas geologia e ecologia com o restante das montanhas de Tatras, mas fornece um ambiente de valor único para os biólogos, que a consideram a terra mais elevada de qualquer lugar do norte de Europa, aproximando-se assim, na comparação, com Munich, Salzburg, e Viena.
A montanha era considerada como o ponto o mais elevado preferido para a escalada de tchecos, alemães orientais, húngaros e eslovacos durante um curto período do século 20.
Continua a atrair visitantes embora as autoridades locais ainda acionem continuamente limitações ao acesso.
Fontes:www.wikipedia.com
Imagens Flickr
Nenhum comentário:
Postar um comentário