Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 17 de junho de 2009








DANÇAS PORTUGUESAS



A dança em Portugal depende muito do folclore português e este, por sua vez, das diferentes regiões do país. Das muitas danças que existem, podem destacar-se o Fandango, a Dança de Roda, a Valsa de Dois Passos, a Chotiça, o Corridinho, o Vira e o Verde Gaio.


Algarve

O corridinho é uma das danças tradicionais de maior expressão no Algarve. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na Estremadura faz parte do folclore local.





Madeira

Nas diferentes regiões de Portugal há diferentes tradições, e a Madeira não é excepção. O Bailinho da Madeira, ou simplesmente bailinho, é a dança típica mais conhecida da ilha. É acompanhada do brinquinho - o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustem, emite som.





Minho

O Minho, sobretudo o Alto Minho, é rico em danças tradicionais, das quais se destacam o Vira a Chula, a Cana Verde e o Malhão. O que mais sobressaí delas, à parte da dança propriamente dita, é o vestuário das mulheres, que com as suas cores e acessórios variados, adornam o bailado, deixando o ambiente mais bonito e elegante.





Ribatejo

No Ribatejo a dança com maior difusão é o Fandango. É uma espécie de dança da sedução, o homem gira em torno da mulher cantando e gritando de forma entusiástica. Por vezes a dança é feita por dois homens que "competem", um contra o outro, frente a frente, sapateando o melhor que poderem.





Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes, os Pauliteiros de Miranda fazem uma dança que se mostra muito relevante no folclore da região. Um grupo de homens vestidos com trajes típico enfrentam-se uns aos outros com palotes. A dança evoluí com o som ritmado dos palotes a baterem e os movimentos dos intervenientes. Nestas "danças-combates" não entram mulheres, e o seu símbolo é a Capa de Honra.





Fontes:www.wikipedia.com
Imagens Google e Flickr


5 comentários:

Déia disse...

Que fofura! É muito legal saber sobre cada cultura, né?
Danças, rituais, manias...
Que bom que países Europeus mantem e respeitam suas culturas, coisa que infelizmente por aqui não encontramos!
bj

Mariely disse...

oi! adorei o blog e a super ideia de falar sobre culturas. parabéns.
bjins

Luria disse...

E o vira vira?

Beijos!

ana disse...

Já vi uma apresentação do Ribatejo e é muito interessante, especialmente o sentimento que envolver os dançarinos... muito legal!
bjs!

Anônimo disse...

Konnichiwa!

Cada País com sua dança e tradição, depois dividido por região ,estado....é dança que não acaba mais....

Bruna, impossível não ler esse post, e lembrar do vira dos mamonas...hahahaha!

Blog Widget by LinkWithin