Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 3 de junho de 2009








A HISTÓRIA DO STROOWAFEL

Para vcs não terem uma overdose de Vaticano ou enjoarem rs (pq ainda tem mais dois posts do filme)vai um docinho pra quebrar rsrs!!


Stroopwafel, é a receita de biscoito mais antiga da Holanda, ela existe há vários séculos. É uma guloseima holandesa tradicional e, em geral, consumida pela manhã acompanhando café ou chá. O waffle de caramelo ou melado (stroopwafel), ainda é fabricado de maneira artesanal, nas feiras abertas, usando chapa de ferro à gás. Enquanto o cheiro exala pela feira, os fregueses se amontoam para adquirir uma porção fresquinha recém saída da chapa quente.

Barraquinha de Stroopwafel

O stroopwafel tradicional é feito com uma bolacha fina de waffle cortada ao meio e recheada com um caramelo muito especial. A melhor maneira de saboreá-lo é à temperatura ambiente ou levemente aquecido no forno de microondas ou na borda da xícara de chá ou café quente.

Um 'fazedor' de Stroopwafe na feira

A receita de stroopwafel é guardada como segredo e só é passada de pai pra filho, geração após geração. As melhores receitas são dificílimas de serem descobertas.
A receita começou por um padeiro da cidade de Gouda em 1784 que fazia waffles de farelos e os recheava com melado de caramelo. Na verdade, o stropwafel era o produto feito de restos, portanto era um biscoito muito popular entre os pobres. Nessa época o biscoito era conhecido apenas em Gouda. Atualmente, cada padaria de Gouda tem sua própria receita. Dizem que cada holandês come aproximadamente 20 stroopwafels por ano.


RECEITA DE STROOPWAFEL


Ingredientes para fazer os waffles:

250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga derretida
75 gramas de açúcar cristal
1 ovo grande
25 gramas de fermento seco para pão (gist)
1 colher de sopa de água morna salgada

Ingredientes para o recheio de caramelo:

200 gramas de melado de cana
125 gramas de açucar mascavo
100 gramas de manteiga derretida
1 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer os waffles:
Dissolva o fermento seco na água morna salgada.
Misture na farinha de trigo a manteiga, o açúcar, o ovo e por fim o fermento dissolvido. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Enrole a massa e depois corte as bolinhas.
Coloque as bolinhas em uma grelha própria para fazer waffles com temperatura bem alta e feche a grelha. Deixe assar por uns 30 segundos. Abra a grelha para retirar o waffle e corte-o ao meio em duas fatias fininhas que deverão receber o recheio de caramelo.

Modo de fazer o recheio:

Derreta o açúcar mascavo na panela, coloque a manteiga, a canela em pó e o melado mexa bem até dar um ponto de calda mais encorpada.

E acreditem se quiser, encontrei um video que mostra o preparo do Stroopwafel, o cozinheiro os faz inrritantemente bem, de maneira rapida e com uma limpeza invejável rs, com direito a música do caminhão de gás e td rs:



Para quem quiser ver o modo clássico e mais sujinho tem esse link:
http://www.youtube.com/watch?v=xKluD9tsDgI

Fonte: www.brasileirosnaholanda.com, Youtube e Flickr.

6 comentários:

Déia disse...

Sou uma negação na cozinha rs
Se fizer e ficar bom...humm me convide pra experimentar? rsrsrs
Que fome...

§♥Bruxa♥§ disse...

Querida, estou realizando o primeiro sorteio do meu blog, se puder participar e divulgar, eu agradeço de coração.

Beijokitas
Aramantha
http://maoslindas.blogspot.com

Liciane disse...

A foto desse biscoito chega dar água na boca!! Adorei o blog, super interessante!! Seguirei! Bjsss

luis miller disse...

OMG !!!!

O que é isso meninas vcs querem me matar de vontade de comer esse Stroopwafel ?!


pronto morri....

Luria disse...

Ai caramba que fome!
Eu quero um desse aiiiiii!

beijosss

Dafne disse...

HUmmmm!!!
Se um waflle jé é uma delícia esse recheado com caramelo deve ser melhor ainda!
E eu já pensando em colocar nutella no lugar do caramelo! Hahaha

Beijos

Blog Widget by LinkWithin