Para vcs não terem uma overdose de Vaticano ou enjoarem rs (pq ainda tem mais dois posts do filme)vai um docinho pra quebrar rsrs!!
Stroopwafel, é a receita de biscoito mais antiga da Holanda, ela existe há vários séculos. É uma guloseima holandesa tradicional e, em geral, consumida pela manhã acompanhando café ou chá. O waffle de caramelo ou melado (stroopwafel), ainda é fabricado de maneira artesanal, nas feiras abertas, usando chapa de ferro à gás. Enquanto o cheiro exala pela feira, os fregueses se amontoam para adquirir uma porção fresquinha recém saída da chapa quente.
O stroopwafel tradicional é feito com uma bolacha fina de waffle cortada ao meio e recheada com um caramelo muito especial. A melhor maneira de saboreá-lo é à temperatura ambiente ou levemente aquecido no forno de microondas ou na borda da xícara de chá ou café quente.
A receita de stroopwafel é guardada como segredo e só é passada de pai pra filho, geração após geração. As melhores receitas são dificílimas de serem descobertas.
A receita começou por um padeiro da cidade de Gouda em 1784 que fazia waffles de farelos e os recheava com melado de caramelo. Na verdade, o stropwafel era o produto feito de restos, portanto era um biscoito muito popular entre os pobres. Nessa época o biscoito era conhecido apenas em Gouda. Atualmente, cada padaria de Gouda tem sua própria receita. Dizem que cada holandês come aproximadamente 20 stroopwafels por ano.
Ingredientes para fazer os waffles:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga derretida
75 gramas de açúcar cristal
1 ovo grande
25 gramas de fermento seco para pão (gist)
1 colher de sopa de água morna salgada
Ingredientes para o recheio de caramelo:
200 gramas de melado de cana
125 gramas de açucar mascavo
100 gramas de manteiga derretida
1 colher de chá de canela em pó
Modo de fazer os waffles:
Dissolva o fermento seco na água morna salgada.
Misture na farinha de trigo a manteiga, o açúcar, o ovo e por fim o fermento dissolvido. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Enrole a massa e depois corte as bolinhas.
Coloque as bolinhas em uma grelha própria para fazer waffles com temperatura bem alta e feche a grelha. Deixe assar por uns 30 segundos. Abra a grelha para retirar o waffle e corte-o ao meio em duas fatias fininhas que deverão receber o recheio de caramelo.
Modo de fazer o recheio:
Derreta o açúcar mascavo na panela, coloque a manteiga, a canela em pó e o melado mexa bem até dar um ponto de calda mais encorpada.
E acreditem se quiser, encontrei um video que mostra o preparo do Stroopwafel, o cozinheiro os faz inrritantemente bem, de maneira rapida e com uma limpeza invejável rs, com direito a música do caminhão de gás e td rs:
Para quem quiser ver o modo clássico e mais sujinho tem esse link:
http://www.youtube.com/watch?v=xKluD9tsDgI
Fonte: www.brasileirosnaholanda.com, Youtube e Flickr.
6 comentários:
Sou uma negação na cozinha rs
Se fizer e ficar bom...humm me convide pra experimentar? rsrsrs
Que fome...
Querida, estou realizando o primeiro sorteio do meu blog, se puder participar e divulgar, eu agradeço de coração.
Beijokitas
Aramantha
http://maoslindas.blogspot.com
A foto desse biscoito chega dar água na boca!! Adorei o blog, super interessante!! Seguirei! Bjsss
OMG !!!!
O que é isso meninas vcs querem me matar de vontade de comer esse Stroopwafel ?!
pronto morri....
Ai caramba que fome!
Eu quero um desse aiiiiii!
beijosss
HUmmmm!!!
Se um waflle jé é uma delícia esse recheado com caramelo deve ser melhor ainda!
E eu já pensando em colocar nutella no lugar do caramelo! Hahaha
Beijos
Postar um comentário