Desculpem o sumiço, eu (Bru) acabei pegando um freelance esse fim de semana e não pude postar =/ Mas aqui estou de volta com nosso especial, espero que estejam gostando ^^ Nossa prôxima parada é:
A ESTÁTUA O ÊXTASE DE SANTA TERESA, NA IGREJA SANTA MARIA DELLA VITTORIA-ELEMENTO FOGO
IGREJA SANTA MARIA DELLA VITTORIA
A Igreja começou a ser construída em 1605 dedicada a São Paulo pelos Carmelitas. Depois da vitória católica na batalha da Montanha Branca em 1620, a igreja foi dedicada a Virgem Maria.
Esta Igreja é a única estrutura desenhada e terminada pelo arquiteto barroco Carlo Maderno, já sofre com um incêndio em 1833 e teve que ser restaurada.
A capela é uma explosão de mármores e outras pedras coloridas, bronze, ouro e prata. As duas principais figuras são Santa Teresa e o anjo reluzente que ela descreve como tendo aparecido em sua visão mística.
ESTÁTUA O ÊXTASE DE SANTA TERESA
“O Êxtase de Santa Teresa”, composição que reflete o talento de Bernini como escultor e como diretor de arte, é um verdadeiro “tableau vivant”. Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja, reconhecida por seus textos de um misticismo exaltado, é representada após ter uma visão miraculosa, segundo sua versão do que lhe aconteceu.
O Êxtase de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.
Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.
Acima da cabeça de Teresa há uma clarabóia cercada por raios de estuque dourado; do solo erguem-se esqueletos; querubins volteiam em torno da santa, prestes a coroá-la com flores; isso tudo aliado à novíssima mistura de materiais, era bastante diferente de qualquer coisa jamais vista numa capela mortuária. Mas o que causa muita perplexidade, naqueles tempos e até hoje, é a expressão de Santa Teresa, em êxtase, desfalecendo de prazer.
Não é dos vídeos mais produzidos e bem feitos rs, mas dá pra ver mto bem a Igreja e a Estátua:
Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade
Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/,Wikipédia Inglesa e Portuguesa, Flickr e Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário