Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 20 de abril de 2009








UZO

Uzo (em grego: ούζο), também conhecido pela grafia ouzo, é uma bebida espirituosa grega feita com sabor a anis que fica com aspeto leitoso quando se lhe adiciona água.


Tradicionalmente é servida com meze. Tem uma graduação alcoólica entre os 37º e os 50º. O licor é transparente e incolor.
Quando se cheira essa bebida pela primeira vez, ela até que lembra um extrato de erva-doce bem forte, mas a única semelhança é essa. Após o gole inicial, o sabor posterior te atinge como uma pancada na cabeça, o que deixa ainda mais difícil entender o porque dos gregos misturarem-na com água para prolongar seu sabor. Variações da bebida são encontradas na França, onde ela é conhecida por “Pastis”, “Mastika” é o seu nome no Oeste Europeu, e na Itália ela é chamada somente de “Sambuca”.

Destilaria de Uzo


O Ouzo é uma bebida tradicional, que faz parte do património cultural da Grécia, sendo esse um dos motivos pelos quais a sua produção se encontra protegida pelas normas da União Europeia e submetida a restritas imposições. Em todos os restaurantes e bares gregos são servidos deliciosos aperitivos (mezedes) acompanhados com Ouzo diluído com água, que origina uma bebida de cor opaca. O Ouzo mais conhecido e com melhor qualidade é o proveniente da ilha de Lesbos.

Pensa-se que as raízes do Ouzo se localizam algures na antiga civilização grega, havendo também uma inegável influência do arak.


Uvas, ervas aromáticas (como anis estrelado, coentros, raiz de angélica, cravinho, alcaçuz, menta, gaultéria, funcho, avelã, canela e tília) e bagos de fruta são os ingredientes desta bebida dos deuses.

As uvas são prensadas, adicionando-se durante a fermentação ervas aromáticas, como o anis, o principal ingrediente desta bebida. Segue-se a destilação. Para destilar ouzo aconselhamos a utilização de um alambique tradicional (Alambique de Uniões Soldadas ou Alambique de Uniões Rebitadas). Depois da destilação o líquido obtido é arrefecido e armazenado durante alguns meses, antes de ser diluído.


Fonte:Wikipédia, www.combustao.org,Flickr e http://www.copper-alembic.com/index.php?lang=pt .



Um comentário:

Pikachu Sama disse...

Isso deve da uma ressaca mais maligna que vinho. 50% de teor alcoólico te faz ver fadas e doentes. Hahahaha!

Blog Widget by LinkWithin