Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 6 de junho de 2009








DANÇA GREGA

Complementando um post anterior sobre dança grega...as danças gregas ligadas as ilhas gregas ^^

ILHAS GREGAS

Ikariótikos - vem da ilha de Ikariá, onde caiu Ícaro, o herói mitológico que, contra as recomendações de seu pai, Dédalo, aproximou-se muito do sol, que lhe derreteu as asas de cera com que fugira da ilha de Creta.
Pelos poucos registros que se tem do ikariótikos, sabe-se que era uma dança festiva. Originalmente, dançava-se com as mãos dadas e os braços entrecruzados. Hoje, dança-se apenas segurando-se as mãos ou apoiando-as nos ombros.

Ikariótikos

Syrtós nissiótikos - é a dança básica das ilhas do Egeu. Depois da conhecida catástrofe de Esmirna, em 1922, tornou-se muito popular também entre os gregos de Constantinopla e do oeste da Ásia Menor (Jônia).
O nome alternativo silyvrianós deve-se à canção mais conhecida do estilo, que vem da Silyvria, ao sul de Constantinopla, no Mar de Mármara.
Algumas vezes, o syrtós nissiótikos é parte de outras danças como, por exemplo, o mihanikós, de Kalymnos - uma música mais lenta interrompe o syrtós, e o cabeça da fila, com uma bengala, simula dor nas pernas e nas costas, sintomas de uma doença causada pelo mergulho em grandes profundidades, para a pesca de esponja.

CONTINENTE

Syrtós kalamatianós - é uma dança do sul continental da Grécia e deve seu nome aos famosos lenços de seda da região de Kalamata, que os dançarinos seguram. É freqüentemente considerada uma dança nacional, embora fosse desconhecida na maior parte do território. Tornou-se o símbolo da Grécia liberta, e assim se difundiu nas outras regiões, antes e depois de sua incorporação ao Estado grego.

Syrtós kalamatianós

Tsámikos - que também se chama kléftikos, pois era dançado, como uma espécie de preparação para a luta, pelos armatolous e kléftes, homens que compunham um grupo de resistência à ocupação otomana na Grécia. É a mais heróica e característica de todas as danças gregas, e sua coreografia exige dos dançarinos suas melhores habilidades acrobáticas.

Zonarádikos, que é a dança mais conhecida e difundida na Trácia e originalmente dançada pelos homens mais velhos. Como a maioria das danças da região, os homens dançam à frente da fila. O nome vem de zonari, que significa “cinto”, pois dança-se com as mãos cruzadas, segurando os cintos uns dos outros, mas às vezes cruzam-se só as mãos.

Zonarádikos

Karaguna – é uma dança da Tessalía. Ritual de oferenda a deusa Deméter para a colheita.

POPULARES

Hassápikos - é derivado de hassápis, que, em turco, significa “açougueiro”. Durante a ocupação otomana, os açougueiros de Constantinopla eram helenos oriundos da Albânia e dançavam o hassápikos durante as festividades de seu grupo. As frases musicais coincidem com as figuras das danças. Normalmente dançado por duas ou três pessoas de igual estatura, que colocam as mãos um no ombro do outro. Essa dança foi absorvida pelas músicas ditas rebétika e se tornou popular.

Hassápogrígoro – versão rápida do hassápikos, pode ainda ser chamado de hassaposérviko ou apenas sérviko e é chamado assim principalmente pelos gregos da Grécia Central e Sul. Esse estilo é mais rápido e tem esse nome porque a música sérvia é rápida. Outros estilos menos conhecidos são o roussiko, slaviko e roumaniko. No roussiko, os dançarinos param de dançar para ir ao centro para fazer agachadas ou qualquer coisa que possa parecer russo.

Sirtaki - uma outra versão do hassápiko, surgido nos anos 50. São passos mais simples e mais suaves do que o tradicional. No syrtáki dançam-se juntas, a forma lenta (argó) e a rápida (grígoro). Ficou mundialmente conhecido a partir de 1965, com o filme ganhador de três Oscars, Zorba, o grego, interpretado por Anthony Quinn.

Sirtaki

Zeibékiko - é uma das mais antigas tradições coreográficas da Ásia Menor. Para dançá-lo, basta estar só. É exclusivo para homens, mesmo que hoje em dia turistas de ambos os sexos se ponham a imitá-lo. É sobretudo uma dança dos que amam a liberdade; dança de pura inspiração, em que só importa a interioridade do dançarino. A dança começa com movimentos circulares lentos e pesados, que gradualmente vão se tornando mais complexos. O dançarino curva-se para pegar uma taça de vinho que está no chão e balança a cabeça ou morde a mesa, levantando-a enquanto dança.

Tsifteteli (Tsifte-teli) - é uma dança tradicional grega. Chifte-teli signica “duas cordas” (double strings) em turco. Chamada desta forma pois é originado de uma melodia tocado por um violino de duas cordas. O tsifeteteli não tem passo e é dançado principalmente pelas mulheres. Partilha de características comuns com a dança do ventre e era dançado nos Cafes Aman.
Essa dança tem uma história longa e diversificada, mas todas elas tiveram sua origem nos ritos de fertilidade dos povos primitivos ao leste do Egeu. Antes do Cristianismo entrar em cena essa dança era usada inclusive para instruir casais recém casados ou noivos nas atitudes e movimentos apropriados na arte e no ato do amor ou dentro de templos, para adorar alguma deusa. No entanto, a nova religião condenava essas danças como imorais ou profanas. Tudo isso deixou sua marca no povo grego que quando questionado, são rápidos em dizer que é uma dança turca e não grega. O tsifteteli folclórico médio e rápido é chamado de anatoliko khoro, ou seja, dança anatoliana.

Fonte: www.awake.com.brFlickr e Google Imagens.



3 comentários:

Déia disse...

Eeeeeeeeeee adoro dança grega! é contagiante!!
E quebrar os pratos então..ê lêlê...tudo que sempre quisemos fazer quando crianças e não podíamos rs
bjs

ana disse...

O cara morde a mesa mesmo? o.O rs rs
Não sabia que haviam vários tipos de danças na Grécia. Para mim se resumia apenas a Ikariótikos. Que me lembra a propaganda do Mercado Livre! rs
bjs!

Luria disse...

Aeeeee, estava em atraso com o blog, li tudo hehehe! Aliás ontem assisti o filme Mamma Mia, tenho impressão que o povo grego é um povo super alegre! E Bru no filme fala sobre A Fonte de Afrodite, que tal um post sobre isso? Fiquei curiosa!

Beijos!

Blog Widget by LinkWithin