Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 24 de junho de 2009








FESTA JUNINA NA SUÉCIA



A festa junina Midsommar é depois do natal a segunda maior festa da Suécia. Ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, sendo a sexta-feira (em sueco: Midsommarafton) o dia mais tradicional. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Tanto o majstången sueco (mastro de maio) como o mastro de São João brasileiro têm as suas origens no "mastro de maio" dos povos germânicos.

Comemoração em Gävle

Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil. Por acontecer no início do verão, são comuns as mesas cheias de alimentos tipicos da época, como o morangos e as batatas. Também são tradicionais as simpatias, sendo a mais famosa a das moças que constroem buquês de sete ou nove flores de espécies diferentes e colocam sob o travesseiro, na esperança de sonhar com o futuro marido. No passado, acreditava-se que as ervas colhidas durante esta festa seriam altamente poderosas, e a água das fontes dariam boa saúde. Também nesta época, decoram-se as casas com arranjos de folhas e flores, segundo a superstição, para trazer boa sorte.

Durante este feriado, as grandes cidades suecas, como Estocolmo e Gotemburgo tornam-se desertas, pois as pessoas viajam para suas casas de veraneio para comemorar a festa.


Também em junho, ocorre o dia do solstício do Verão, o dia mais longo de todo o ano, com o sol a aparecer lá pelas 4 horas da manhã e a pôr-se lá pelas 10 horas da noite.
É celebrada no último sábado de junho, sendo o feriado mais esperado em todo o ano, tanto por crianças como por adultos. Os momentos altos da festa são a dança à volta do mastro (majstång) e a refeição com a família e os amigos.


REFEIÇÃO
Prato tradicional: batatas novas cozidas com casca, e arenque curtido, com molho de natas coalhadas e cebolinho.
Para sobremesa: morangos com natas batidas.
Tudo isto regado com sumos para as crianças e cerveja para os adultos.

Mesa do Midsommar


Fonte: Wikipédia, Flickr.



4 comentários:

Luis disse...

Boa quiiiiiiiiinta!

Angélica disse...

bru, vim te dar parabéns por ter ganho a promo no blog da lia *0*

Anônimo disse...

Nossa moça, estou comentando um post e vc já sobe outro?? Rapidez..hehehe!

Eita laiá...eu falo que a paisagem a volta faz qualquer tipo de festa, seja ela comemoração ou não , parecer coisa de cinema...

E os comes e bebes? Fico morrendo de vontade de experimentar tudo..

vou te contar..sabe que aqueles Welsh cakes não me saem da cabeça? Acho que serei obrigado a tentar a receita xDDD
culpa sua viuu...mas se eu fizer, te conto se fui bem sucedido!
Bjoss

Boa Sextaa ! ~
*adoooro sextas feiras..huahua

Grace Olsson disse...

OI, obrigada pela sua visita ao meu blog.
Eu transformei meu blog em um photoblog e posto lá fotos. Nao apenas de meus trabalhos em fotos, já que trabaklho como fotografa aujqi an suecia, como fotops de viagens.
Tenho mutia foto de todos os paises europeus, alem da África, entre outros.
Bjs e diasf elzies

Blog Widget by LinkWithin