Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 16 de junho de 2009








FESTA JUNINA - POLÔNIA


Despois de tantos comentários positivos ( e emocionante, sim eu sou boba rsrss-Bru) resolvi já começar falando de casa país e suas tradições, por favor comentem de novo pra nos fazerem felizes novamente rs ^^


As tradições juninas da Polônia estão associadas principalmente com as regiões da Pomerânia e da Casúbia...

Pomerânia


...e a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente 'Noc Świętojańska" (Noite de São João).


A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.




Fogueiras são acesas para marcar a celebração. Em algumas das grandes cidades polonesas como Varsóvia e Cracóvia esta festa faz parte do calendário oficial da cidade.


WIANKI- FLORES MÁGICAS DA NOITE

A festa do Wianki, ou festa da entrada do verão tem sido organizada pela prefeitura de Cracóvia desde 1992. Contudo, esta festa tradicional ocorre sempre no solstício de verão desde os tempos pagãos com o nome de Noc Kupały. Depois da adoção do cristianismo pelos polacos, a festa recebeu nova denominação, ou seja, "Noc Świętojańska" (Noite de São João). Alguns elementos originais permaneceram, contudo, tal como o costume de desejar sorte aos amigos, jogar cartas de amores sobre as águas dos rios e pular fogueira.

Depois da Lei Marcial de dezembro de 1981, a festa deixou de ser organizada até recomeçar em 1992. Esta festa é o grande dia do Vístula, um rio que parece ser esquecido pela cidade na maioria dos meses do ano. A cidade de Cracóvia decididamente não valoriza o Vístula como fazem cidades como Paris, Lisboa, Roma,Viena, onde o Sena, o Tejo, o Tevere e o Danúbio, respectivamente, são parte integrante do dia-a-dia de suas cidades. O Vístula no Wianki parace ser redescoberto pelos moradores, que sentam-se às suas margens, para assistirem aos shows de música e fogos de artíficio.


Fonte: Wikipédia, http://iarochinski.blogspot.com/ , Google Imagens e Flickr.



2 comentários:

Luis disse...

Olá gostei muito do seu blo,gostaria de fazer parte de seus links,já coloquei um link seu no:
www.blogdoluis.com
Obrigado e Boa sorte

Anônimo disse...

Konnichiwa !!

De roupas campestres ou vestidos de piratas,tudo ali ganha um toque mais que especial da paisagem ao redor...Fica parecendo cenário de filme...agora, não é cenário..essas pessoas vivem ali
*_____* já pensou...acordar e da janela dar de cara todos os dias com essa paisagem? Acho que lá ninguém tem stress xDD

Boa semana girls!

Blog Widget by LinkWithin