Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 10 de junho de 2009




MENOR HOTEL DO MUNDO- AMBERG


Quando vi está reportagem no Fantástico não tive dúvidas de que faria um post, afinal que hotel mais fofinho ou diria chique? ^^


AMBERG
Amberg é uma cidade do estado da Baviera, Alemanha. Está localizada no Oberpfal(Alto Palatinado). Amberg é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).
Seus principais bairros são: Eglsee, Ammersricht, Katharinenhöhe, Raigering e Gailoh.

A cidade foi documentada pela primeira vez como Ammenberg em 1034. Já no século VIII há primeiros registros de ocupaçãom porém não documentados.

No século XII Amberg era uma importande cidade para o comércio com minério de ferro, especialmente pelo fato do rio Vils possibilitar a navegação até o rio Naab, o qual acessa o rio Danúbio. Em 1269 tornou-se junto com Bamberg subordinada à dinastia Wittelsbach, que governava a Baviera. A partir de 1329 a cidade e a região inteira do Alto Palatinado não pertenceu mais ao Ducado da Baviera, porém ainda fazia parte geograficamente da Baviera.


Os governantes do Palatinado eram abertos ao Protestantismo e com isto no século XVI a cidade passou a ser luterana, mas a tentativa de introduzir o Calvinismo foi recusado pelo habitantes.

Em 1628 Amberg e o Alto Palatinado tornaram-se novamente parte da Baviera. Os habitantes receberam o privilégio de escolher se retornavam ao Catolicismo ou deixar a cidade para sempre. Muitas famílias abandonaram a cidade em direção a Regensburg e Nuremberga.

Amberg foi a capital regional do Alto Palatinado até 1810, quando o poder foi transferido para Regensburg.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Baviera foi enquadrada no setor americano, e quartéis americano foram estabelecidos em Amberg. Esta base foi fechada em 1992 e tornou-se um abrigo comunitário.



EH´HÄUSL
O menor hotel do planeta, o Eh'häusl, está localizado na cidade de Amberg, ao sul da Alemanha. O local tem apenas um quarto, com uma cama de casal, um lance de escada que dá acesso ao banheiro de luxo, uma sala de café da manhã e nada mais. Degraus abaixo, logo depois da portaria, surge a sala do café da manhã, incluído no preço da diária, atualmente de € 250, o que equivalente a mais ou menos 700. Para servir, está a própria cozinheira, que também é a camareira do hotel.


O curioso hotel é a atração da cidade medieval de menos de 10 mil habitantes e está incluído no livro dos recordes. O meio de transporte mais usado por quem visita Amberg é o trem, que de hora em hora chega à estação.

Apesar de a cidade ser minúscula, não é fácil encontrar o Eh'häusl. Normalmente, o jeito é pedir informação, pois todos os moradores conhecem o hotel e fazem questão de ensinar o caminho. As ruas, com seus prédios e monumentos da idade média também são atraentes.


O hotel fica no meio da quadra, em uma rua do centro da cidade. Tem a fachada estreita, que jamais parece ser de um local apropriado para abrigar um hotel 5 estrelas. Mas quando se passa da porta do estabelecimento, não há mais dúvidas de que é ele, o menor hotel do mundo.


Quem recebe os hóspedes é o próprio gerente, que também é porteiro, carregador de malas e segurança. Alguém desavisado, que liga para fazer uma reserva e recebe a informação de que só há um quarto, pode pensar que o hotel está praticamente lotado, mas é o contrário. Ele está totalmente vazio. Afinal, o quarto disponível é o único do estabelecimento.

HISTÓRIA

Em 1728, o mercador – palavra da época para empresário – teve a ideia de aproveitar o espaço de dois metros e meio entre as duas casas. Na verdade, trata-se de uma passagem da rua da frente até a rua dos fundos. Ele fez as paredes, construiu um telhado e registrou a propriedade, que passou a funcionar como uma minihospedaria.


Site oficial do hotel para quem sabe uma reserva rs, o problema que já existem reservas feitas até 2014!:
http://www.ehehaeusl.de/index3.html

Veja a reportagem exibida no Fantástico em:
Reportagem Menor Hotel do Mundo

Fonte: http://g1.globo.com/, Wikipédia, Google Imagens e site oficial do hotel.

4 comentários:

Chris disse...

O meninas!! Desculpa mas eu so consegui vir aqui no Farofa de batata (adorei o nome) agora. O que eu posso dizer desse pequenino hotel e que eu achei demias! Ele e lindo e formidavel! A deco e muito fofa nao? Eu adoro saber mais dessas curiosidades e coisas do mundo. Um pouquinho aqui, um pouquinho ali a gente ve como esse mundo esta disponivel a nos, mas nos que estamos ainda muito fechados!

Adorei o blog de vcs!

bjuss

Déia disse...

Muuuito fofinho, né? bom pra ir com namorado! rs
Mesmo porque é tão pequeno que não caberá mais ninguem rs.
bj

Luria disse...

que legal esse single hotel ahahaha!
Parece coisa daqui do Japao!
Beijos!

Anônimo disse...

Nossa adorei esse post.Deve ser muito difícil ligar para fazer uma reserva e encontrá-lo completamente vazio....
o.O ou não? xD

Blog Widget by LinkWithin