Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 7 de junho de 2009








METRÔ EM BAKU



O metro de Baku é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Baku, no Azerbaijão. Foi inaugurado em 1967; foi construído ainda durante a URSS e foi a primeira rede de metro da República Socialista Soviética do Azerbaijão, e à semelhança de outros metropolitanos soviéticos, as suas estações são muito ornamentadas.





Nos anos 30, o alto desenvolvimento industrial e o aumento da população da cidades fizeram dela uma das maiores e mais importantes do Cáucaso. Seguindo o exemplo de Moscovo e Leningrado (actualmente São Petersburgo), foi decidido em 1932 que o meio de transporte mais conveniente às necessidades da cidade em pleno desenvolvimento era o metropolitano, que aumentaria a mobilidade das pessoas e diminuiria o tráfego das ruas de Baku.





À semelhança de outras cidades da URSS, os planos ficaram em suspenso devido à Segunda Guerra Mundial, para a qual foi canalizado todo o capital disponível. Após a guerra foi retomada a ideia de construir um metro em Baku, e em 1947 o projecto foi aprovado. A primeira linha tinha um comprimento aproximado de 10 km, e abriu a 6 de Novembro de 1967. Um ano mais tarde, em 1968, foi construído um novo troço de linha com 2,2 km entre as estações de 28 de Maio e Khatai. Um novo troço entre as estações de Narimanov e Neftchiler foi construído para servir os subúrbios da cidade. A rede prolongou-se para nordeste a partir da estação de Nizami em 1976. A construção de estações avançou a ritmo apressado e até 1986 a rede tinha já a configuração actual.





Depois da queda da URSS não houve nenhuma alteração no metro de Baku; as limitações económicas não permitiram que as obras prossiguissem. Espera-se um investimento da União Europeia de vários milhões de euros para ajuda no desenvolvimeto da rede. Nos últimos anos foram de adversidades para o metro e para o seu funcionamento, nomeadamente o facto de terem ocorrido dois atentados terroristas, um em 1994 e outro em 1995 (oficialmente foi um atentado, mas até hoje ainda não foi confirmado).


Fontes:www.wikipedia.com e Imagens Google.


7 comentários:

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Meninas ... me esclareçam uma coisa ... essas fotos são do metrô?!!! Caramba!!!! Pensei que fossem de algum castelo ou coisa assim!!! rsrsrs
Muito lindo!!!!
Beijinhos!!!!

Farofa de Batata =] disse...

Pois é Adri são do metro...quem diria neh? hahahaha

Miquilissss
bru

Diogo disse...

Uma verdadeira obra de arte

Déia disse...

Uauuu, se isso é metrô, imagine o hotel de luxo!!!
Que chique...acho que nem dá pra ir de roupa normal num metro desses, temos que ir de longo kkkk
bjs

Luria disse...

Chic bem!
Boa semana!

powerofsteel disse...

O loko esse metro é mais xiki q um hotel 5 estrelas aki no Brasil !! rsrsrs


Boa semana meninas !! Bjokas

Farofa de Batata =] disse...

Alguns imigrantes que vieram para cá, contam histórias que não se sabe se são verdadeiras.
Parece que os metrôs da região foram construídos com tanto luxo, para que, no caso de uma guerra muito prolongada, se houvesse necessidade da população se esconder e passar um bom tempo nesse lugar, passariam com mais conforto.
Outros dizem que somente era para demonstrar a grandiosidade e poder do governo.
Nunca se sabe...

Blog Widget by LinkWithin