Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 19 de junho de 2009








TAMANCOS DE MADEIRA: KLONPEN


Os Klopens, tamancos holandeses,começaram a ser fabricados por volta de 1429, por uma associação de sapateiros que existia na cidade de Leyden,e foi então adquiriram o formato de sola e salto mais altos, livrando os pés do contato com a lama das ruas, resultando em maior conforto. Também passaram a ser usados dentro de casa para proteger os pés da humidade da água nos afazeres domésticos.
Para se chegar aos graciosos tamancos, primeiramente, as árvores eram cortadas e a madeira estocada durante o outono e o inverno, estando pronta para ser esculpida após seis meses.





Os tamancos eram esculpidos a mão, numa peça única de madeira clara e macia e se tornaram tradicionalmente conhecidos ao redor do mundo como os calçados holandeses. Na primeira etapa, o sapateiro fincava, com um gancho o toco de madeira na bancada de trabalho. Depois, com uma ferramenta especial parecendo uma colher, ia delineando as formas e o tamanho. Por fim, a parte externa do tamanco era aparada e lixada com um pedaço de vidro que mais parecia uma lâmina bem afiada. O sapateiro levava em torno de uma hora e meia para esculpir artesanalmente um tamanco.
Por volta de 1918, os tamancos passaram a ser fabricados mecanicamente por máquinas que, gradativamente.
Os tamancos holandeses são usados até hoje. Atualmente, a maioria deles é pintada para facilitar a limpeza e conservação da madeira. Eles também servem como lindas lembranças adquiridas pelos visitantes da Holanda.





Um dos principais fabricantes de tamanco do país, leva o nome de Ratterman.
O site oficial pode ser lido também em inglês:
http://www.cheesefarms.com/nl/ratterman/klompenmakerij/


Fonte:http://www.hollandsemarkten.nl/clocks/clocks.htm e Imagens Google.

4 comentários:

Lays disse...

Uau! Imagina se a moda pega por aqui?! Hehehehe

Menina! O esmalte Audrey é realmente uma gracinha! Tenho o Jackie sim, até pintei ele hoje, mas não sei, não ficou bem em mim! Hahaha tirei algumas horas depois :/
Beijo! Muito legal seu blog!

Anônimo disse...

Konnichiwa!

Vc sabe que esses tamancos me fizeram lembrar das chinelas de madeira pra usar com quimono...xD

SAyou Girls!

Luria disse...

Caramba 6 meses para ficar pronto! Esse tamanco eu sempre achei uma obra de arte!

Beijos!

Alex Rolim disse...

Adorei o seu Blog!!!! Minha esposa (Karen Hennig)que não é Holandesa, pelo menos nesta vida, tem um lindo par destes tamancos. Presente da minha cunhada e do meu concunhado (Gaby e jesse groenendaal), que sim é holandês. Mas são difíceis de usar pelo peso.

Um abraço...
Alex Rolim :)
Suporteroteiros

Blog Widget by LinkWithin