Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 11 de junho de 2009








TARATOR

A culinária da Bulgária é ligada com a culinária dos Bálcãs e foi influenciada pela cozinha do Império Otomano. É baseada em cereais (principalmente trigo e milho) plantados no vale do rio Danúbio, no sul do país, assim como também é comum arroz nesta região.





Tarator é uma sopa de iogurte muito popular no verão na Bulgária. É de origem oriental, tal como sucede como as sopas frias de outros países, por exemplo, o okroshka na Rússia, o gaspacho em Espanha e o diadjik na Turquia. O tarator é feito com iogurte, pepinos, alho, nozes, endro, óleo vegetal e água. Pode ser servido com cubos de gelo.





Receita de Sopa Fria de Pepino e Iogurte (Tarator)

Ingredientes:

* 4 copo(s) de iogurte natural
* 4 copo(s) de água
* 1 dente(s) de alho amassado(s)
* 1 unidade(s) de pepino ralado(s)
* quanto baste de dill
* 8 colher(es) (sopa) de azeite extra-virgem

Preparação:

Pique muito fininho os dentes de alho e coloque num recipiente fundo. Junte os iogurtes, a água e depois o pepino ralado no crivo mais grosso de um ralador manual. Mexa tudo e, se puder, leve à geladeira por uma hora, assim a calda vai ganhar o gosto do alho e do pepino e vai ficar ainda mais fresquinha. Na hora de servir, coloque a sopa em pratos fundos, salpique o endro (que pode ser substituído por manjericão ou orégano), deite um fio de azeite em cada prato e acompanhe com tostas integrais. Pode ser guardado na geladeira por cerca de dois dias.
Faça croutons de pão integral para acompanhar, ou torradas simples.

Rendimento:
4 porções


Fontes:Wikipédia e www.moo.pt


2 comentários:

ana disse...

Adoro o gaspacho espanhol... E essa dica foi preciosa! Vou anotar a receita, criar coragem e fazer! rs
bjo!

Ana disse...

super interessante essa receita, vou tentar fazer.

Blog Widget by LinkWithin