Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 29 de janeiro de 2009






COSTUMES DE MOLDÁVIA

Os habitantes da Comunidade de Estados Independentes são pessoas acolhedoras, hospitleiras e risonhas. Embora os duros avatares históricos, que tem sofrido, este povo é de caráter nobre e sabe encaixar os maus tragos com um impressionante otimismo.

O clima, tão frio no inverno, tem reforçado o caráter familiar da sociedade. Quando as grandes nevadas fazem o trânsito pelas ruas e estradas muito difícil , os habitantes da Moldávia ficam em casa com as conversas, o rádio e a TV, como entretenimentos. A leitura também ocupa um lugar importante em suas preferências, de fato, este povo está considerado, faz tempo, como um povo culto. Porém, as cidades não ficam completamente vazias, sempre há movimento de pessoas enbrulhadas em pesados abrigos e calçado forrado, que vão de um lado para outro e não duvidam um instante em manter uma conversação com um conhecido mesmo no frio. Os lugares de lazer encontram-se lotados de gente, com vontade de passar bem. Com a mudança política a noite tem vida própria. Nesta sociedade acorda-se muito cedo e vai-se para a cama muito tarde, assim é seguro que dormirá muito pouco se decidir seguir o rítmo.

Casa típicado da região sul de Moldávia e de Budjac.

É necessário levar em conta que um turista ou viajante sempre é considerado como uma boa fonte de informação sobre política exterior, costumes alheios e nível de vida. Curiosamente o estrangeiro não é quem mais observa nesta sociedade, a curiosidade é outro componente esencial do caráter deste povo.

Embora sua amabilidade e simpatia, talvez influenciados pelo clima e as transformações políticas, os habitantes da CEI são reservados, não lhe contarão fácilmente sua vida, mas desviarão as perguntas de um modo correto, com uma hábil mudança da conversa. Também tem fama de serem teimosos e é melhor não discutir com eles. As mulheres e os homens estão plenamente equiparados. O regime comunista não admitia diferenças e com a mudança política esta característica tem-se mantido. Os jovens têm um grande senso de humor e é fácil relacionar-se com eles. De fato, "ligar" é um dos alicientes da movida noturna destas cidades, isso sempre de uma maneira sadia e correta. As mulheres neste aspecto também têm-se igualado aos homems.

Mercado da cidade de Bălţi, uma cidade industrial cinzenta que fica no norte da Moldávia

A difícil situação econômica que atravessa-se tem levado algumas pessoas ao desespero mais absoluto. O álcool tem sido a única resposta a seus problemas, pelo que não é estranho ver a algumas pessoas bêbadas na rua. Lembre que está muito mal visto fotografar-lhes. Também é muito frequente ver longas filas perante os comércios, embora os turistas não as padecem, porque evitam-se as lojas destinadas a eles. Os habitantes da CEI passam muitas horas nelas, mas em vez de desesperar-se, aproveitam para relacionar-se e conversar com outras pessoas. São realmente pacientes.

Também são muito respetuosos com os costumes alheio, mesmo porque desde tempos muito remotos tem convivido com homems e mulheres de diferentes culturas. É importante respeitar as suas: nas igrejas os homems devem tirar chapéus e gorros, as mulheres devem levar cobertos os ombros e nas ortodoxas, as senhoras não podem usar calças. Nos transportes públicos é habitual ceder o assento aos anciãos, crianças e mulheres. Por último lembre que ninguém senta nas escadas, umbrais, cercas e acima de tudo, no céspede.

Uma idosa enchendo seus baldes na minuscula Vila Orhei Vechi


Fonte: Portal São Francisco e Flickr.

Miquilissssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin