Riga (em letão: Rīga) é a capital da Letónia. É um porto no Mar Báltico, junto ao rio Daugava.
Para fins administrativos, Riga é uma cidade independente e está localizada na região de Riga.O centro histórico de Riga foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e a cidade é particularmente notável por sua arquitetura Art Nouveau (Jugendstil), comparável em importância a Viena, São Petersburgo e Barcelona.
É uma das maiores metrópoles dos Estados Bálticos, que conserva uma fascinante mistura de influências letônias, russas e germânicas. A parte velha da cidade conserva edifícios germânicos, que datam do século XVII. Suas ruas estão muito bem conservadas, com várias zonas peatonais. Um legado germânico do século XIII é a Catedral da Cidade, uma mistura arquitetônica romana e gótica. Dentro de suas paredes aloja um enorme órgão, o quarto maior do mundo. Perto de lá encontra-se O Museu da História da Navegação. Outro lugar de interesse é o Castelo de Riga, construido pelos cavaleiros germânicos. Neste lugar há dois museus interessantes.
Outro lugar que vale a pena visitar é o conhecido como Os Três Irmãos, uma fileira de casas, perto da Igreja de São Jacob e o Edifício do Parlamento. Um lugar muito pitoresco da cidade é a Porta Sueca e Powder Tower do século XIV. Uma igreja gótica interessante é a Igreja de São Pedro e o Museu de Artes Aplicadas é um ponto que não se pode esquecer, uma vez estando lá.
Mudando de rumo, a cidade conta com uma bonita e atrativa zona de boulevares, que encerram O Monumento à Liberdade e o Canal da cidade. Em um dos parques há um monumento de pedra, que lembra às vítimas do dia 20 de Janeiro de 1991.
A alma da cidade é a zona comercial, conhecida como Nova Riga, onde encontra-se o edifício Alberta e alguns museus interessantes. A poucos quilômetros encontra-se a cidade de Salapils.
O dono da casa, um rico comerciante letão, encomendou a escultura após a sua adesão à câmara de comércio do outro lado da rua ter sido rejeitada. Inicialmente, o gato foi posicionado com sua cauda reta para cima voltada para a câmara. Tendo presente o insulto a que fora destinado a ser, membros do clube de comerciantes exigiram na justiça que o animal fosse desviado para uma posição menos ofensiva. Eles ganharam o caso, e o gato pode ser visto até hoje.
Fonte: Portal São Francisco, Imagens do Flickr e Wikipédia.
Miquilissss
Nenhum comentário:
Postar um comentário