Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 10 de janeiro de 2009








A INDEPENDÊNCIA DE LUXEMBURGO

O Luxemburgo é um pequeno país da Europa Ocidental, limitado a leste pela Alemanha, a sul pela França e a oeste e norte pela Bélgica.

Pequeno castelo do seculo XI

Luxemburgo permaneceu sob controle francês até a derrota de Napoleão, em 1815, quando o Congresso de Viena deu autonomia formal a Luxemburgo. Foi elevado ao status de grão-ducado e colocado sob o jugo do rei da Holanda. Todavia, seu valor militar para os alemães foi um empecilho para que a lei fosse cumprida, e o grão-ducado ficou de fora do reino holandês. O forte foi tomado por forças prussianas, após a derrota de Napoleão, e Luxemburgo foi feito membro da Confederação germânica, com a Prússia responsável por sua defesa.

Luxemburgo tomou parte na Revolução belga, contra os holandeses. Entre 1830 e 1839 foi considerado uma província do novo Estado belga. Em 1839 Luxemburgo voltou a ser considerado um grão-ducado pelo Tratado de Londres, mas perdeu mais de metade de seu território para a Bélgica. A perda de terras onde predominava o francês fez Luxemburgo cair na esfera de influência germânica. Em 1842 o grão-ducado integrou-se ao Zollverein germânico, mas permaneceu por quase todo o século como uma nação subdesenvolvida e agrária. Como resultado, um em cada cinco habitantes emigrou para os EUA entre 1841 e 1891.

Vista do rio Alzete e Saint-Jean Baptiste (Neumunster)

Somente em 1867 a independência de Luxemburgo foi formalmente ratificada, depois de enfrentar breves períodos turbulentos, causados por planos de anexação de Luxemburgo à Bélgica, França e Alemanha. A perpétua independência foi confirmada pelo segundo Tratado de Londres. As muralhas do forte foram derrubadas e a guarnição prussiana deixou o país.

Luxemburgo permaneceu uma possessão dos reis holandeses até a morte de William III em 1890, quando o grão-ducado passou para as mãos de Casa de Nassau-Weilburg, devido à Lei Sálica.

Capital de Luxemburgo


Todos os anos a independência de Luxemburgo é comemorada com um festival que conta com uma parada em homenagema família real, uma procissão com tochas e muita comemoração.

Fontes: Programa Mochileiros (Esp. Bélgica e Luxemburgo),Flirck e Wikipédia.

Miquilisssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin