Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 18 de janeiro de 2009






PARQUE NACIONAL PICOS DA EUROPA

O nome diz tudo e a imensidão da paisagem também. Estamos perante um dos maciços montanhosos mais importantes da Península Ibérica, com zonas de alta montanha de origem glacial, gargantas apertadas, lagos espelhados, extensos vales e picos abruptos. Assim é o Parque Nacional dos Picos da Europa, uma área de 64. 660 hectares, entre as Astúrias, Léon e a Cantábria, que constitui a segunda maior zona protegida de Espanha e a terceira da Europa.

Lago Enol

TODAS AS CORES DA NATUREZA

Principais protagonistas destes bosques “encantados” na montanha, as faias podem ser encontradas até perto dos dois mil metros de altitude. Com vestes outonais de cor viva, estas árvores pintam toda a paisagem de tons laranja, até se esconderem, já despidas, atrás dos primeiros nevões. Carvalhos, castanheiros, amieiros e muitas outras espécies de flora, completam este quadro típico de Outono, no Parque Natural de Somiedo, que integra os Picos da Europa. É neste cenário que se esconde o urso-pardo, uma espécie ameaçada que encontra nesta reserva um dos seus últimos refúgios.

Minas de Buferrera. Exploração abandonada de manganésio. As minas encerraram suas atividades no ano de 1972, constituindo este espaço atualmente um museu.

PARA ALÉM DAS MONTANHAS

Foram necessários 300 milhões de anos para formar a atual topografia dos Picos da Europa, com suas montanhas altas e pontiagudas. A sua beleza é inequívoca e a sua importância natural única. Esta vasta região protegida integra, no maciço ocidental, o antigo Parque Nacional de Covadonga, criado pelo Rei D. Alfonso XIII em 1918, o primeiro da Espanha e um dos pioneiros do mundo. Mas não é tudo. As grandes montanhas escondem outros segredos: pitorescas e históricas povoações, que marcam pela hospitalidade de sua gente, herdeiras de uma longa tradição cultural, desde os tempos mais remotos.

CURIOSIDADES

O urso-pardo (ursus arctos) ou urso castanho ibérico é uma espécie declarada em risco de extinção desde Março de 1999 e também o símbolo emblemático de Somiedo, tendo levado à criação deste parque natural situado na região autónoma de León. O Parque Natural de Somiedo, a Sudoeste de Oviedo, abrange o cume da Cordilheira Cantábrica e o lago de Salienca e alberga o maior núcleo da população cantábrica ocidental de urso-pardo, com cerca de 60 a 70 indivíduos. Aqui também é possível encontrar uma importante população de lobos e de águias douradas.

Para quem visita esta zona, é fácil perceber o enraizamento e a importância que a imagem do urso-pardo tem aqui, sobretudo quando se chega junto das pequenas povoações. Pola de Somiedo, a povoação mais importante do interior do parque, é um bom exemplo. Placas de cafés, venda de produtos naturais dos bosques de Somiedo, tudo utiliza a imagem do urso-pardo. É também em Pola de Somiedo que se localiza a sede do parque, com um bom centro de informação.

Pola de Somiedo


Fonte:http://www.rotas.xl.pt/

Miquilissssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin