Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 1 de janeiro de 2009






HISTÓRIA ALBANESA QUE INFLUÊNCIA A MÚSICA

A Albânia é uma nação balcânica que foi governada pelo regime socialista de Enver Hoxha durante a maior parte da segunda metade do século XX. Mesmo antes do início do regime de Hoxha, a Albânia foi por muito tempo controlada pelo Império Otomano e por outras potências, o que gerou uma boa diversidade de influências, algo comum na muito fragmentada região balcânica. Os albaneses (tanto os da Albânia como os albaneses étnicos da região sérvia do Kosovo) são geralmente divididos em três grupos: os Ghegs, do norte, e os Labs e Tosks, do sul. A influência turca é mais forte na região em torno da capital, Tirana, ao passo que Shkodër é vista há muito tempo como o centro do desenvolvimento musical da Albânia.



Desde sempre, a música é um meio potente de expressão nacional para os albaneses. Sob o regime de Hoxha, esta expressão foi canalizada para canções de devoção patriótica ao partido, mas desde a democratização, em 1991, as letras viraram-se para tradições há muito suprimidas, tais como o kurbet (a busca de trabalho fora da Albânia), e para o apoio aos vários partidos políticos, candidatos e ideias. Também surgiram músicos pop, banidos durante o regime socialista.



A música folcolórica foi até certo ponto encorajada pelo governo socialista, que promovia um festival musical quinquenal em Gjirokastër, muito embora os músicos devessem expressar frequentemente o seu apoio aos líderes do partido. Após a queda do socialismo, A Radiotelevisão Albanesa lançou em 1995 um festival em Berat que ajudou a continuar as tradições musicais.
Na música popular albanesa dominam os cânticos, que provém da tradição Illyriana. Os estilos são variados e os temas épicos e históricos. Destaca a beleza e a harmonia da combinação de suas vozes. A comunidade cigana gosta igualmente da música, é conhecido o grupo Lela família de Përmet. Os ciganos utilizam instrumentos, como o kabas e o clarinete e baseiam suas atuações na improvisação musical.

Fonte: Wikipédia e Colégio São Francisco.

Miquilisssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin