Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 12 de janeiro de 2009






MANNEKEN - PIS


Manneken Pis (garoto a urinar)também conhecido como Petit Julien, é uma pequena fonte em bronze de um menino urinando para a bacia da fonte, localizada perto da Grand-Place, a principal praça de Bruxelas, na Bélgica. Atualmente o garoto tem cerca de 700 roupas diferentes que são colocadas em épocas de festividades, nomeadamente para honrar uma profissão assim ele tem centenas de roupas guardadas em um museu. Por conta de sua fama visitantes de todo mundo o visitam e o Manneken Pis se tornou o mascote da cidade.
Segundo a lenda, a estátua representa o filho de um homem muito rico que se perdeu durante as festividades e foi encontrado cinco dias depois, nú, urinando.


HISTÓRIA

Esta pequena estátua de um rapaz com apenas 30 cm de altura que urina para um pequeno tanque é uma imagem tão típica de Bruxelas como os leões da Trafalgar Square são de Londres. A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflecte a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.

No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.

A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste rapazinho. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.

Parada em Homenagem ao Mannaken Pis

CURIOSIDADE

Uma coisa interessante sobre ele é que existe uma cópia da estátua no Rio de Janeiro, em frente à sede do Botafogo que é conhecida por Manequinho.

Encontramos esse video que mostra o Manneken - Pis, é interessante notar a quantidade de pessoas que estão em suas proximidades, assim como as lojas prôximas que tem seu nome, em nossa busca foi possível perceber que ele é um fenômeno em Bruxelas, confiram:



Mais informações no site oficial do Manneken -Pis:
http://www.manneken-pis.com/mainen.html

Fonte:http://circul0vici0s0.blogspot.com/ , Programa Mochileiros, www.viagensimagens.com , Wikipédia,Flickr e Youtube.

Miquilissssssss

Um comentário:

Desabafando disse...

Ai que legal...quando eu estive na frente dessa estátua curiosa não me contaram que ele tinha várias roupas diferentes..rsrsrs..na ocasião ele estava sem roupas mesmo. E ao redor tem lojas com o nome dele sim...bem perto dele tem uma chocolaterias deliciosas, onde é possível comprar muito chocolate..rsrsrs..e também tem umas lojas que vendem waffles (que vcs já citaram aqui) com chocolate.

Blog Widget by LinkWithin