Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 5 de janeiro de 2009






SANTUÁRIO DE MERITXELL

O território do Principado de Andorra está estruturado em 7 divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias (parròquies, singular: parròquia). Cada paróquia andorrana tem o mesmo nome de sua capital ou sede. Estas paróquias também são conhecidas como freguesias.
As paróquias são administradas pelos comuns, que representam os interesses locais, aprovam e executam o pressuposto comunal, e que fixam e elaboram as políticas de gestão e administração dos bens e das propriedades comunais. Dispõem de recursos próprios e recebem capital do Estado, com objectivo de garantir a autonomia financeira.

Santuário de Nossa Senhora de Meritxell

O Santuário de Nossa Senhora de Meritxell encontra-se na localidade de Meritxell, na paróquia andorrana de Canillo. Nele pratica-se culto à Virgem de Meritxell, padroeira do Principado de Andorra.


Segundo a lenda, num dia de inverno, um pastor encontrou a imagem da Virgem debaixo duns rosais floridos. Decidiu então levá-la para sua casa. A imagem voltou consecutivamente por três vezes ao mesmo lugar onde fora encontrada. Finalmente, os andorranos decidiram construir aí uma capela.
Em 1873, o Consell General de les Valls, declarou-a padroeira do país. A 8 de Setembro de 1921 foi coroada de forma solene. A partir de então, nesse dia celebra-se a festa nacional do Principado.
O santuário original era de estilo românico e foi reformado completamente no século XVII. Em 1972, o santuário incendiou-se, ficando completamente destruído. No incêndio desapareceu também a pedra românica da Virgem, a mais antiga do Principado, que até esse momento se adorava. Encarregou-se da construção dum novo santuário o arquitecto catalão Ricardo Bofill Levi.



O edifício tem uma mistura de estilos e pretende fundir-se com a paisagem que o rodeia. O novo edifício foi inaugurado em 1976. No seu interior continua-se venerando uma réplica da pedra românica da Virgem que desapareceu no incêndio.

Fonte: Wikipédia e Flickr.

Miquilissssss

Um comentário:

Anônimo disse...

Bru, Cinthia, o CCSP vai exibir uns contos de fadas russos neste mês. Fica a dica para vocês irem assistir e/ou postarem no blog. Beijo.

A programação está em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp

Blog Widget by LinkWithin