Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 27 de março de 2009






BOSNIA E HERZEGOVINA

Bósnia e Herzegovina (em bósnio Bosna i Hercegovina) é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, que limita a norte e oeste com a Croácia e a leste e a sul com a Sérvia e a sul com o Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. A sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Sprska, não confundir com a Sérvia).



GEOGRAFIA
A Bósnia e Herzegovina situa-se nos Balcãs ocidentais e faz fronteira com a Sérvia a leste, Montenegro a sul e a Croácia a norte e sudoeste. A Herzegovina é uma região sem fronteiras claras no sul do território.

Politicamente, está dividida entre a República Sérvia (ou Sprska) e a Federação Croato-Muçulmana da Bósnia.



A cidade portuária de Neum, no cantão de Herzegovina-Neretva, é a única ligação ao mar. O nome do país vem das duas regiões, a Bósnia e a Herzegovina, que estão separadas por uma fronteira definida muito vagamente. Existem três nacionalidades de diferentes tradições religiosas: bosníacos (muçulmanos, 45%), sérvios (ortodoxos, 30%) e croatas (católicos, 17%). O termo bósnios aplica-se ao conjunto das três nacionalidades como habitantes da Bósnia e Herzegovina.


A viabilidade do país foi prejudicada com a guerra civil de 1992, que causou destruição e deslocamentos populacionais, levando a uma divisão baseada no fator étnico/religioso.


Fonte: Wikipédia e Flickr.



Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin