Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 11 de março de 2009








A COZINHA DE ZAGREB

Zagrebe (Zagreb em croata, Agram em alemão, Zagabria em italiano) é a capital da Croácia. Localizada entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica, situa-se 120 m acima do nível do mar. Uma encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático, Zagreb concentra indústria, instituições científicas, órgãos administrativos nacionais e ministérios.

A cozinha de Zagreb oferece uma gama abundante e única da cozinha croata, uma harmonia de contrastes interessantes e saborosos que às vezes parecem incompatíveis. Da riqueza e da diversidade das cheias mesas de Zagreb e comidas e bebidas saborosas, falam os livros de receitas. O primeiro foi escrito por Marija Kumičić no século XIX. Está baseado nos livros de receitas da classe média européia daquela época (Katarina Prato, Sint-Hylaire), mas também contém as receitas tradicionais, populares.



A cozinha de Zagreb oferece uma gama abundante e única da cozinha croata, uma harmonia de contrastes interessantes e saborosos que às vezes parecem incompatíveis. Da riqueza e da diversidade das cheias mesas de Zagreb e comidas e bebidas saborosas, falam os livros de receitas. O primeiro foi escrito por Marija Kumičić no século XIX. Está baseado nos livros de receitas da classe média européia daquela época (Katarina Prato, Sint-Hylaire), mas também contém as receitas tradicionais, populares.
A cozinha de Zagreb é uma mistura da sua rica herança. Nela se pode observar a história da cidade, caracterizada pelos câmbios. Os habitantes de Zagreb sempre foram atentos à sua culinária. Na Idade Medieval, Gradec tinha 90 artesões dedicados cuja profissão foi ligada à comida. É importante destacar que os habitantes de Zagreb gostam de cozinhar nas suas casas. Por isso existem muitos eventos gastronômicos tradicionais dentro da cidade e nos seus arredores. Algumas investigações dizem que os habitantes de Zagreb são grandes apaixonados pela cozinha mediterrânea, especialmente a Dálmata, provavelmente até mais do que os habitantes de Dalmácia, talvez pela maior oferta dos ingredientes. A cozinha moderna de Zagreb e os costumes alimentícios dos seus habitantes ficam no mais alto da cúspide croata desde o ponto de vista nutricional.

OS DOCES TRADICIONAIS

A tradição das cafeteiras e das confeitarias de Zagreb é longa e rica. Por isso vale a pena provar o estrudel de maçã, de queijo, de cereja, mas também um doce de crema "kremšnita" e vários bolos.
Paprenjak foi mencionado por August Šenoa nas suas novelas sobre Zagreb. O escritor foi o descendente do primeiro confeiteiro de Zagreb. Paprenjak se converteu numa arte culinária de Zagreb a favorita. Também existe "licitar", na maioria das vezes em forma de coração. Hoje em dia alguns gostam deste doce muito saboroso, sobretudo acompanhado com "medica" e "gvirc" que são bebidas alcoólicas feitas do mel fervido. Uma bonita lembrança de Zagreb, também pode ser Bermet e Muštarda (mostarda) de Samobor, o Bolo de Zagreb ou doces recheados de nozes, de papoulas, de queijo de vaca o de marmelada.


OS PRATOS DE CARNE

Zagreb tem seu bife: vitela ricamente recheada com queijo e presunto empanado como o bife de Viena. Não perda a oportunidade de provar, por exemplo, uns pratos tradicionais de Zagreb - cozido húngaro de vinho (vinski gulaš) ou dobradinha (špek fileki), cozido da época feito de alho-poró ou de repolho, chucrute com feijão, hambúrger, salchichas, sarma, pimentos recheados. Também existem: sopa de vaca ou de galinha com fideus, krpice com repolho ao forno, morcela (krvavica), lingüiça frita com batatas cozidas com cebola (restani krumpir) e chucrute (svinjski buncek), pernil de porco cozido e defumado com chucrute, galinha ou carne de vaca cozida com o molho de rábano picante, ou presunto cozido com rábano picante fresco e ralado.

O PERU COM MLINCI

O peru com mlinci une maravilhosamente o Novo Mundo, de onde chegou a ave de plumas grises, e o Velho Mundo de onde desde os tempos antigos se preparam diversas pogače (um tipo de pão sem fermento). Em Zagreb, estima-se muito a carne assada das aves de curral (peru, pato, ganso). O peru foi o prato mais estimado em dias festivos, mas já hoje esse prato se converteu numa comida obrigatória nas mesas. Antes se comia os mlinci com a carne assada de porco e o peru assado se comia com batatas. Hoje se come o peru com mlinci, acompanhado de varias saladas.

AS COSTELETAS GUISADAS

As costeletas guisadas são uma especialidade autentica de Zagreb e do noroeste da Croácia. Numa panela de metal se assam primeiro as costeletas e as salsichas, depois se guisam no próprio suco, com vinho e tempero. Muitas vezes se põe a carne seca, mas cada vez mais os cozinheiros põem também a verdura como cebola, batata, tomate e pimentão para enriquecer o sabor. É importante preparar as costeletas ao ar livre. Atualmente esta comida se prepara nos restaurantes das antigas feiras ou nas ruas.

ŠTRUKLI

Os "štrukli" são provavelmente a especialidade croata mais conhecida nos últimos vinte anos, graças a sua presença nas cozinhas croatas nos hotéis que formam parte das cadeias internacionais. Chamam-se "štrukli de Zagorje" e são o prato preferido em toda a Croácia do noroeste. A massa é muito fina (seguramente tem as suas origens da época das invasões turcas) e está recheada de diversos ingredientes (abóboras, papoula, maçã entre outros), mas os preferidos estão recheados de queijo fresco de vaca. Podem ser cozinhados ou assados, servidos à sobremesa, doce ou salgada. Mas a maioria da gente come "štrukli" na forma de um pequeno prato, de uma entrada quente.

Fonte: http://www.zagreb-touristinfo.hr/?l=p

Miquilisssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin