Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 16 de março de 2009








MUSEU DE PERFUMES



Um museu para resguardar e proteger fragrâncias e aromas só poderia ter surgido na França, ainda hoje o primeiro país a ser lembrado quando a palavra é perfume. Instalada em Versalhes, nos arredores de Paris, desde 1990, a Osmothèque é, no entanto, um "museu" bastante singular, concebido como um local de recuperação da memória de perfumes perdidos e de preservação de criações contemporâneas.





A maior relíquia do passado da Osmothèque, que data do século 1º, é o "Parfum Royal" (perfume real), utilizado pelos romanos e recriado a partir de uma fórmula anotada pelo escritor Plínio, o Antigo (23-79).
Outra façanha da equipe do museu foi a recuperação da "Eau de la Reine de Hongrie" (água da rainha da Hungria), do século 14, o primeiro produto aromático alcoólico conhecido.
Todos os perfumes da Osmothèque são mantidos numa câmara fria, em temperatura constante de 12 oC, ao abrigo da luz natural, e conservados em frascos com o gás neutro argônio, mais pesado que o ar, para evitar a oxigenação das soluções. Desse modo, os preciosos líquidos podem ser defendidos de seus três piores inimigos: o calor, a luz do dia e o oxigênio do ar.





Além do trabalho de reconstituição, o museu solicita a fabricantes de perfume de todo o mundo o envio de 300 a 500 mililitros de cada nova fragrância criada (a rede O Boticário, por exemplo, é um fabricante que manda algumas amostras).
E para quem se interessar, aqui segue o endereço:

L'Osmothèque
36, rue du Parc-de Clagny
78000, Versailles, França
Tel. 00/xx/33/1/3955-4699
osmotheque@wanadoo.fr

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u743.shtml
Imagens Flickr


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin