Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 26 de março de 2009






PÔSTERES SOVIÉTICOS

Com a revolução russa de 1917, pela primeira vez na história, uma nação inteira é governada por um sistema comunista. Os posteres dos primeiros anos deste governo mostram o zelo e o otimismo revolucionários de construir uma sociedade nova.
As campanhas são empreendidas para eliminar o analfabetismo e melhorar os cuidados médicos.
Outros posteres atacam os oponentes ao governo de Lenin' : uma guerra civil sangrenta varreu o país até 1920. Os artistas progressistas usam o poster como um meio para alcançar um grande público.



Dimitry Moor, 1919 . Proletarians of all countries, unite!



Em 1930, Stalin está em pleno controle. A propaganda centra-se sobre a disciplina política e os planos de cinco anos, os programas ambiciosos para a coletivização da agricultura e o estabelecimento da indústria “pesada”.
Os pôsteres dão uma impressão poderosa, dinâmica, usando a fotomontagem, as composições com linhas diagonais, e contrastes fortes nas cores e nas formas.



Nikolay Kochergin, 1920. Long live the Red Army



Nos anos 30, este estilo do Construtivismo perde a graça.
Os críticos o denominam como muito fantasiosos, demasiadamente difíceis de compreender, e extremamente individualistas.
Os desenhistas do Construtivismo experimentam grandes dificuldades; somente o realismo socialista é aprovado. Os trabalhadores felizes, saudáveis, novos e os soldados determinados são os principais objetos, assim como, naturalmente, o Stalin de sorriso amigável.



Gustav Klutsis, 1931 .The USSR is the crack brigade of the world proletariat



Fonte:http://www.iisg.nl/exhibitions/chairman/sovintro.php


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin