Os instrumentos musicais tradicionais de Romênia incluem o "cimpoi" (gaita), o "cobza" (um laúd com a forma de pêra), o "nai" (espécie de flauta de pão), diversas flautas como a ocarina, fabricada em cerâmica e a "tilinca" (particular flauta sem orifícios para os dedos). Porém, o violino é o instrumento folclórico mais popular de Romênia.
A "doina" é uma canção de amor improvisada, uma espécie de blues que incorpora temas sociais ou românticos. Em cambio, a "balada" é uma canção coletiva em onde se narram histórias de diferente conteúdos, principalmente de caracter histórico.
A música moderna dos ciganos tem absorvido muitas influências e é freqüente encontrar-se aos músicos profissionais tocando por qualquer lugar. É também muito comum ver aos "lautari", que não são outra coisa mais que músicos, tocando nos casamentos, aniversário, batismos ou nos funerais. A música da região de Transilvânia, onde há mais presença húngara, é muito mais solene e séria.
Para quem se interessar em ouvir os ritmos de algumas delas, aqui segue um link interessante, onde poderão baixar trechos de músicas típicas :
http://real.irc.uci.edu/rgarfias/mp3/banat/banat.html
Fontes:www.wikipedia.com
http://www.consuladoromenia.com.br/cultura.php
Imagens Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário