Na Noruega, que já foi um país católico na Idade Média, o carnaval original ficou conhecido como "fastelavn", e ainda é festejado no país; no entanto, de uma maneira bem diferente da observada nos países católicos.
Essa festa norueguesa tem a mesma origem que o carnaval, porém, como em muitos países protestantes, foi extinguida após a Reforma Luterana, em 1537. Todavia, a tradição permaneceu como uma festa popular para festejar a chegada da primavera e de um novo ano de trabalho. A palavra "fastelavn" vem do Alemão "fastenabend", que significa a noite antes do longo jejum.
Hoje em dia, o "fastelavn" é festejado principalmente nos jardins de infância, e as crianças brincam de "slå katta ut av sekken" ("tire o gato do saco"). A brincadeira também vem de uma tradição alemã, na qual as crianças fazem fila para bater, com um taco de madeira, em um barril de madeira ou um grosso saco de papel cheio de doces e com um gato de brinquedo dentro, um após o outro. Aquele que conseguir despedaçar o recipiente torna-se o rei gato, e ganha o gato de brinquedo e uma coroa na cabeça.
Os bolinhos da festa de "fastelavn" também são uma importante atração das festividades, e as crianças ajudam a prepará-los na escola e em suas casas, junto com suas famílias.
A segunda-feira de "fastelavn" foi muitas vezes festejada com as crianças indo visitar uns aos outros pela manhã, munidos com seus bastões de madeira. Se alguém pudesse surpreender outra pessoa dormindo, poderia dar uma surra com o bastão e ganhava um "bolinho de fastelavn".
Fontes:http://www.noruega.org.br/policy/traditions/carnaval.htm
Imagens Flickr
Miquilissss
Nenhum comentário:
Postar um comentário