Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 14 de março de 2009






MIKALOJUS KONSTANTINAS ČIURLIONIS

Mikalojus Konstantinas Čiurlionis (Varėna, 22 de setembro de 1875 – Pustelnik (Marki), próximo a Varsóvia, 10 de abril de 1911) foi um prolífico pintor e compositor lituano, tendo criado durante seus 35 anos de vida aproximadamente 300 pinturas (das quais a maior parte encontra-se exposta no Museu Nacional de Arte M. K. Čiurlionis, em Kaunas) e 250 peças musicais. Suas obras exerceram profunda influência na cultura lituana moderna.


BIOGRAFIA
Mikalojus era o mais velho dos nove filhos do músico Konstantinas Čiurlionis (1846-1914). Em 1878 a família muda-se para Druskininkai, onde Konstantinas torna-se organista da cidade. Entre 1889 e 1893, Mikalojus Čiurlionis toma aulas de música na orquestra-escola do príncipe polonês Michał Ogiński em Plungė. Com o apoio do príncipe, em 1894 muda-se para Varsóvia onde tem aulas de piano e composição no conservatório da cidade. Entre seus professores desse período, que se estendeu até 1899, encontra-se Zygmunt Noskowski. Entre 1901 e 1902 aprimorou-se musicalmente no Conservatório de Leipzig com Carl Reinecke e Salomon Jadassohn. Foi nessa época que começou a se interessar pela pintura, até que em 1904 inicia suas aulas de desenho na escola de belas-artes de Varsóvia.

Čiurlionis foi participante e um dos principais colaboradores da Primeira Exposição de Arte Lituana de 1907 em Vilnius. Foi também um dos dezenove fundadores da União de Artes da Lituânia. Internado em diversos hospitais sofrendo problemas psicológicos, veio a falecer em 1911 vítima de pneumonia. Está enterrado no Cemitério Rasos de Vilnius.

Čiurlionis acreditava ser um sinesteta: percebia cores na música e vice-versa. Muitas de suas pinturas carregam o nome de formas musicais, como sonata, fuga e prelúdio.

Os monarcas / Conto de fadas dos reis (Karaliai / Karalių pasaka) (1908-1909)


INFLUÊNCIA
*Penhascos na Terra de Francisco José, um cume na Cordilheira Pamir e o asteróide 2420 receberam o nome de Čiurlionis.
*A Escola Nacional de Arte M. K. Čiurlionis foi fundada em Vilnius em 1945. Em 1957, a comunidade lituana de Chicago inaugurou a Galeria de Arte Čiurlionis, abrigando obras de pintores da Lituânia.
*O compositor lituano Osvaldas Balakauskas inspirou-se nas pinturas de Čiurlionis para escrever a Sonata das Montanhas (1975).

Conto de Fadas do Castelo (Pilies Pasaka) (1909)


Mais informações: http://ciurlionis.licejus.lt/index_en.html - Vida e obra de Mikalojus Konstantinas Čiurlionis.
http://www.muziejai.lt/Kaunas/ciurlionio_muziejus.en.htm - Museu Nacional de Arte M. K. Čiurlionis em Kaunas

Fonte: Wikipédia e Imagens do Google e Wikipédia.

As cruzes de Žemaitija (Žemaičių koplytstulpiai) (1909)




Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin