Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 30 de janeiro de 2009








A DANÇA TRADICIONAL DA BÓSNIA E HERZEGOVINA

Por causa da influência do Império Austro-Húngaro, as danças em casais no estilo Ocidental, tornaram-se populares na Bósnia, da mesma maneira que na Hungria.



Uma tradição na Bósnia ( e também na Croácia) é a dança chamada “Dança silenciosa”.
Nesta tradição, o único arranjo musical, vem justamente do ritmo dos pés, não acontecendo acompanhamento de instrumentos musicais.
Estes sons são organizados entre as batidas dos pés dos dançarinos, além dos sons dos ornamentos dos próprios trajes.



Alguns acreditam que estes “formato” de dança, tenha surgido na época da ocupação turca, quando as apresentações abertas ao público eram restritas, e acreditavam que se houvesse música, chamaria atenção demais.



A dança consiste no geral, em batidas muito fortes com os pés, onde há um “líder” da dança, e este é o responsável por ordenar e manter a seqüência das figuras dentro do ritmo.
Essa dança, assim como muitas outras, reflete sobre as necessidades da vida e fala também sobre relacionamentos. Nela, o homem mostra sua capacidade e força, para mostrar aos companheiros as tarefas que espera para o futuro de sua vida.

Fontes:
www.bangkokcompanies.com/Dance/bosnia_dance_schools.htm
www.flickr.com

Miquilissss






SHOTA RUSTAVELI

A literatura georgiana tradicional foi bem forte durante os primeiros anos do cristianismo, uma vez que existem obras pré-cristianas como Amiraniani, uma coleção de epopéias georgianas da antigüidade que data do II milênio a. C. Durante a Idade Média, a escrita georgiana atingiu seu esplendor com o surgimento de Shota Rustaveli.


Shota Rustaweli ou Shota Rustaveli (em georgiano შოთა რუსთაველი; * cerca de 1172 em Rustavi, Geórgia; † cerca de Jerusalém, em 1216) foi um poeta georgiano e um dos mais importantes escritores da Idade Média. É o autor de "O Cavaleiro em Pele de pantera" (em georgiano "Vepkhistqaosani"), poema épico nacional georgiano. Rustaveli era um nobre georgiano, tesoureiro ("Mechurchletukhutsesi") da Rainha Georgiana Tamar, etc.

" O Cavaleiro em Pele de pantera" tem sido traduzido em muitas línguas, sua primeira impressão foi em 1712 em Tbilisi (Capital da Georgia).

Segundo Rustaveli:
"Tudo o que dás, receberás de volta, / o que não dás, ficará para os outros".

Manuscrito de Rustaveli


Fonte e maiores informações no site:http://www.allgeo.org/. Citação retirada do site Citador.

Miquilissssss

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009






COSTUMES DE MOLDÁVIA

Os habitantes da Comunidade de Estados Independentes são pessoas acolhedoras, hospitleiras e risonhas. Embora os duros avatares históricos, que tem sofrido, este povo é de caráter nobre e sabe encaixar os maus tragos com um impressionante otimismo.

O clima, tão frio no inverno, tem reforçado o caráter familiar da sociedade. Quando as grandes nevadas fazem o trânsito pelas ruas e estradas muito difícil , os habitantes da Moldávia ficam em casa com as conversas, o rádio e a TV, como entretenimentos. A leitura também ocupa um lugar importante em suas preferências, de fato, este povo está considerado, faz tempo, como um povo culto. Porém, as cidades não ficam completamente vazias, sempre há movimento de pessoas enbrulhadas em pesados abrigos e calçado forrado, que vão de um lado para outro e não duvidam um instante em manter uma conversação com um conhecido mesmo no frio. Os lugares de lazer encontram-se lotados de gente, com vontade de passar bem. Com a mudança política a noite tem vida própria. Nesta sociedade acorda-se muito cedo e vai-se para a cama muito tarde, assim é seguro que dormirá muito pouco se decidir seguir o rítmo.

Casa típicado da região sul de Moldávia e de Budjac.

É necessário levar em conta que um turista ou viajante sempre é considerado como uma boa fonte de informação sobre política exterior, costumes alheios e nível de vida. Curiosamente o estrangeiro não é quem mais observa nesta sociedade, a curiosidade é outro componente esencial do caráter deste povo.

Embora sua amabilidade e simpatia, talvez influenciados pelo clima e as transformações políticas, os habitantes da CEI são reservados, não lhe contarão fácilmente sua vida, mas desviarão as perguntas de um modo correto, com uma hábil mudança da conversa. Também tem fama de serem teimosos e é melhor não discutir com eles. As mulheres e os homens estão plenamente equiparados. O regime comunista não admitia diferenças e com a mudança política esta característica tem-se mantido. Os jovens têm um grande senso de humor e é fácil relacionar-se com eles. De fato, "ligar" é um dos alicientes da movida noturna destas cidades, isso sempre de uma maneira sadia e correta. As mulheres neste aspecto também têm-se igualado aos homems.

Mercado da cidade de Bălţi, uma cidade industrial cinzenta que fica no norte da Moldávia

A difícil situação econômica que atravessa-se tem levado algumas pessoas ao desespero mais absoluto. O álcool tem sido a única resposta a seus problemas, pelo que não é estranho ver a algumas pessoas bêbadas na rua. Lembre que está muito mal visto fotografar-lhes. Também é muito frequente ver longas filas perante os comércios, embora os turistas não as padecem, porque evitam-se as lojas destinadas a eles. Os habitantes da CEI passam muitas horas nelas, mas em vez de desesperar-se, aproveitam para relacionar-se e conversar com outras pessoas. São realmente pacientes.

Também são muito respetuosos com os costumes alheio, mesmo porque desde tempos muito remotos tem convivido com homems e mulheres de diferentes culturas. É importante respeitar as suas: nas igrejas os homems devem tirar chapéus e gorros, as mulheres devem levar cobertos os ombros e nas ortodoxas, as senhoras não podem usar calças. Nos transportes públicos é habitual ceder o assento aos anciãos, crianças e mulheres. Por último lembre que ninguém senta nas escadas, umbrais, cercas e acima de tudo, no céspede.

Uma idosa enchendo seus baldes na minuscula Vila Orhei Vechi


Fonte: Portal São Francisco e Flickr.

Miquilissssssss

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009







ALMATY

Almaty (em cazaque: Алматы) é a maior cidade do Cazaquistão, com uma população de cerca de 1.185.900 habitantes (2004), ou seja, 8% da população do país.

Foi conhecida como Verny (Верный) entre 1867 e 1921, Alma-Ata (Алма-Ата) de 1921 a 1994, significando o atual nome de Almaty "lugar das maçãs". Em 1929 tornou-se capital da república soviética do Cazaquistão e, em 1991, manteve-se como capital do Cazaquistão independente. Em 1998, a capital foi transferida para Astana, todavia sem tirar de Almaty a condição de maior e mais importante cidade do país.

Fundada por cossacos da região de Omsk como um forte de nome Zailiysky em 1854, aos pés da cadeia montanhosa de Tian Shan, foi renomeada um ano depois como Verny. Um devastador terremoto em 1911 destrui praticamente toda a cidade.


A catedral de Zenkov é um de poucos edifícios da era Tzarist , que sobreviveram aos terremotos de 1911.
Construído em 1904, inteiramente de madeira e sem os pregos, é um dos principais exemplos de arquitetura de igreja ortodoxa.
Suas paredes possuem tons vibrantes de azul, verdes e o vermelho e é considerado um dos edifícios de madeira mais originais no mundo.



Após a revolução, a catedral foi usada como o museu histórico e centro cultural. Desde 1990, após sua restauração, aprecia-se sua nova aparência, sendo novamente uma catedral ortodoxo russa, ajustando-se na paisagem montanhosa e cercado pelas hortaliças do parque de Panfilov.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Almaty
flickr.com

Miquilisss

terça-feira, 27 de janeiro de 2009








RIGA

Riga (em letão: Rīga) é a capital da Letónia. É um porto no Mar Báltico, junto ao rio Daugava.

Para fins administrativos, Riga é uma cidade independente e está localizada na região de Riga.O centro histórico de Riga foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e a cidade é particularmente notável por sua arquitetura Art Nouveau (Jugendstil), comparável em importância a Viena, São Petersburgo e Barcelona.

É uma das maiores metrópoles dos Estados Bálticos, que conserva uma fascinante mistura de influências letônias, russas e germânicas. A parte velha da cidade conserva edifícios germânicos, que datam do século XVII. Suas ruas estão muito bem conservadas, com várias zonas peatonais. Um legado germânico do século XIII é a Catedral da Cidade, uma mistura arquitetônica romana e gótica. Dentro de suas paredes aloja um enorme órgão, o quarto maior do mundo. Perto de lá encontra-se O Museu da História da Navegação. Outro lugar de interesse é o Castelo de Riga, construido pelos cavaleiros germânicos. Neste lugar há dois museus interessantes.


Outro lugar que vale a pena visitar é o conhecido como Os Três Irmãos, uma fileira de casas, perto da Igreja de São Jacob e o Edifício do Parlamento. Um lugar muito pitoresco da cidade é a Porta Sueca e Powder Tower do século XIV. Uma igreja gótica interessante é a Igreja de São Pedro e o Museu de Artes Aplicadas é um ponto que não se pode esquecer, uma vez estando lá.

Mudando de rumo, a cidade conta com uma bonita e atrativa zona de boulevares, que encerram O Monumento à Liberdade e o Canal da cidade. Em um dos parques há um monumento de pedra, que lembra às vítimas do dia 20 de Janeiro de 1991.

Catedral Ortodoxa Russa no centro da cidade constrída durante o Empério Russo em 1876

A alma da cidade é a zona comercial, conhecida como Nova Riga, onde encontra-se o edifício Alberta e alguns museus interessantes. A poucos quilômetros encontra-se a cidade de Salapils.

Casa do Gato- A Casa do Gato é um famoso edifício em Riga. Possui a escultura de um gato preto empoleirado no topo do telhado. Lendas dizem que o escultor morreu ao cair do prédio no decurso de colocá-la no lugar.

O dono da casa, um rico comerciante letão, encomendou a escultura após a sua adesão à câmara de comércio do outro lado da rua ter sido rejeitada. Inicialmente, o gato foi posicionado com sua cauda reta para cima voltada para a câmara. Tendo presente o insulto a que fora destinado a ser, membros do clube de comerciantes exigiram na justiça que o animal fosse desviado para uma posição menos ofensiva. Eles ganharam o caso, e o gato pode ser visto até hoje.

Fonte: Portal São Francisco, Imagens do Flickr e Wikipédia.

Miquilissss

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009








DANÇA NO CAZAQUISTÃO

Este é um agradável vídeo de música do Cazaquistão. A música chama-se “Akjaik”. A voz das raparigas que cantam fazem uns efeitos muito interessantes devido ao seu idioma. Podemos escutar o interessante idioma cazaque, e podemos também notar nas vestimentas coloridas típicas do Cazaquistão. A música fala de amor e da Natureza. Em baixo a tradução para português.




Akjaik

Os meus sonhos centram-se em ti,
Sinto a tua brisa.
O meu coração move-se por ti,
Meu sagrado rio Zhaik, meu orgulho, minha canção.

Tu estás na minha alma, único
A tua criação,
A sombra das árvores,
Dá-me capacidade para falar.

Tu estás na minha alma, e inspiras a minha canção,
A tua poderosa corrente do Cáspio,
As tuas águas azuis inspiram Amor,
Nas árvores com folhas cor de fogo

A tua amplitude reflectida
A tua luz brilhante.
Vi-te, meu querido mar,
A espalhar jóias brilhantes pelo céu.

Sou um fiel testemunho da tua amizade,
A minha alma está iluminada pelo teu rosto cheio de estrelas,
Vou seguir em frente com o meu coração em chamas.
Voy a seguir con fuego en mi corazón.

O teu sorriso raia luz.
Como um pescador que te busca,
Perco-me a olhar para ti, minha alma, minha luz.

Fonte: www.joaoleitao.com

Miquilisss

sábado, 24 de janeiro de 2009






LJUBLJANA

Estreiamos uma nova seção hoje =], ela falará sobre geografia e seus desdobramentos.

Liubliana (Ljubljana em esloveno,Laibach em alemão, Lubiana em italiano) é a capital e maior cidade da Eslovênia. É uma cidade de pouco mais de 300 mil habitantes.

NOME E ORIGEM

O assentamento romano de Emona que deu origem à cidade foi construído no ano 15 d.C.. Os primeiros informes que a mencionam com seu nome atual datam de 1144 (com o nome alemão Laibach).

CARACTERÍSTICAS

Encontra-se na metade do caminho entre os Alpes e o Mediterrâneo. Os nomes das avenidas mais compridas de Ljubljana, a Avenida de Viena e a do Trieste, não são infortúnios. Na encruzilhada das duas se entroca uma rica tradição e uma animada gama de idéias novas.


Lujbljana é uma das poucas cidades européias onde, desde a janela do hotel, o viajante pode avistar seu restaurante preferido. Se estiver com vontade de tomar tranquilamente, um café na beira do rio, a vista o levará a parte antiga da cidade, ao amparo do imponente Castelo.

Preferindo um rápido almoço europeu pode olhar para o centro da cidade, o qual reconhecerá pelo edifício Nebotienik. Porém, se prefere os pratos tradicionais da cozinha eslovena seus olhos pousarão nas névoas vespertinas de Barje, onde brilham as luzes dos restaurantes caseiros dos arredores de Ljubljana.

Universidade de Ljubljana


A beleza das pequenas capitais reside na concentração inacreditável de instituções nacionais. O turista pode imaginar uma praça maior, cujos cantos estão formados pelo Teatro Nacional e o Museu Nacional. Põe na praça o Teatro da Ópera, a casa central da cultura, a Galeria Moderna e uma série de cines. Ljubljana representa esta praça e nas ruas adjacentes, há muitas galerias privadas, cenários para concertos e teatros experimentais. Esta rica oferta tem convertido Ljubljana em uma capital cultural.

Detalhe do Zmajski Most (Ponte do Dragão)

Fonte: Colégio São Francisco, Wikipédia e Imagens Flickr.

Mais informações sobre a cidade:
http://www.ljubljana.si/

Miquilissssss

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009






VATICANO NO YOUTUBE

A partir desta sexta-feira (23-01-2009), o Vaticano passa a contar com seu próprio canal no YouTube, maior comunidade de vídeos online do mundo. O canal, disponível no endereço www.youtube.com/vatican, transmitirá vídeos diários de noticias sobre as atividades do Papa Bento XVI e trará informações sobre o que acontece no Vaticano. O serviço está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano.

"O slogan desse ano é ‘Novas tecnologias, novos relacionamentos: promovendo uma cultura de respeito, diálogo e amizade''", explica o Monsenhor Claudio M. Celli, presidente do Conselho Pontifical de Comunicação Social.
Por sua tradição, a Igreja Católica acredita que pode levar palavras relevantes e importantes para o mundo de hoje, usando a linguagem e os meios de comunicação atuais.





"YouTube é uma plataforma de comunicação aberta, em que usuários, instituições e produtores de conteúdo se reúnem. Estamos honrados de o Vaticano ter nos escolhido para ser seu canal de comunicação com pessoas no mundo todo e, ao mesmo, de poder oferecer à nossa comunidade acesso às palavras do Papa sobre questões importantes no mundo hoje", diz Henrique de Castro, diretor de vendas e soluções de mídia para a Europa do YouTube.
Os vídeos de notícias terão duração de dois minutos e serão produzidos diariamente, com base no que estiver acontecendo no Vaticano, com filmagem feita pelo Centro Televisivo do Vaticano (CTV) em conjunto com jornalistas e o time de web da Rádio Vaticano (RV).

Fontes: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/01/17/vaticano-tera-seu-proprio-canal-no-youtube-754029467.asp

http://br.youtube.com/vatican


Miquilissss

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009






ASSOMBRAÇÕES NO CASTELO DE GLAMIS

SOBRE O CASTELO

O Castelo de Glamis localiza-se no vilarejo de Glamis - pronunciado Glahmz no AFI - a doze milhas da cidade de Dundee, em Angus, no leste da Escócia. Pertencente à família Bowes-Lyon, um dos mais antigos clãs da nobreza escocesa, é a residência do Conde e da Condessa de Strathmore, que abrem o castelo ao público.


SEUS MISTÉRIOS

O Castelo de Glamis tem mais mistérios que qualquer congênere na Grã-Bretanha. Uma das suas lendas mais famosas narra a história do Monstro de Glamis, uma criança hediondamente deformada nascida na família Bowes-Lyon, que supostamente vivia em reclusão dentro do castelo. O alegado "Monstro" era Thomas Bowes-Lyon, primeiro filho de George Bowes-Lyon e Charlotte Grimstead, trisavós de Lady Elizabeth Bowes Lyon, que tornou-se rainha em 1936. De acordo com a obra Peerage of Scotland ("Pariato da Escócia"), do genealogista Robert Douglas, Thomas nasceu e faleceu em 21 de Outubro de 1821. A parteira, cujo nome é desconhecido, teria contado para o vilarejo local sobre a criança deformada, que foi dada como morta um ou dois dias depois. Thomas não teve um túmulo, fato que alimentou os rumores. Afirma-se que Thomas foi amamentado secretamente e confinando em um dos muitos quartos secretos do Castelo, onde teria passado toda a sua vida, aparecendo sem ser notado, mas deixando seus rastros. Seu quarto foi murado com tijolos quando veio a falecer.



Certa vez, o falecido Sir David Bowes-Lyon afirmou ter visto uma jovem mulher se segurando nas barras da janela do castelo. Quando ele foi falar com a jovem, ela desapareceu inesperadamente como se alguém a tivesse empurrado da janela.
Uma "senhora cinza" apareceu certa vez na capela de Glamis.

O Conde Beardie, um dos hóspedes do castelo, certa noite, já embriagado, resolveu convidar os amigos para jogar cartas. Os demais convidados recusaram, alegando encontrarem-se em dia religioso. Beardie ficou tão furioso que declarou que jogaria com o próprio Diabo. Logo após, um estranho adentrou a sala e perguntou se Lord Beardie desejava um parceiro para o jogo. Tendo os criados ouvido gritos e maldições vindos do salão, quando um deles foi espiar pelo buraco da fechadura, um raio de luz atravessou o orifício e cegou-o. O "estranho" então desapareceu, mas afirma-se que o Conde continuou a jogar com o Diabo.


Fonte: Wikipédia

Mais informações sobre o castelo no site oficial do próprio:
http://www.glamis-castle.co.uk/

Miquilissss






CALCULADORA "CURTA"

Curta é uma calculadora mecânica inventada por Curt Herzstark em 1948 e produzida na cidade de Vaduz no Principado de Liechtenstein desde 1948.



O modelo I da Curta pesava apenas 230g (enquanto que o modelo seguinte, mais aperfeiçoado e poderoso ainda, atingia somente 360g)e tinha como capacidade operatória 8 x 16 x 11 (sobre 11 x 8 x 15 para o modelo II). A Curta permitia a execução das quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.



Seu corpo cilíndrico mantinha-se na mão esquerda e comportava um inscritor formado de 8 cursores móveis de alto a baixo; um visor de pose horizontal o coroava. A parte superior canelada constituía o carro e girava concentricamente no corpo inferior ocupando 6 posições de cálculo; a face circular do carro comportava o contador de 6 trapeiras no fundo branco e o totalizador de 11 trapeiras no fundo negro. Índices móveis serviam para fixar a vírgula nos 3 numeradores. O Operador girava a manivela com a mão direita e após cada algarismo executado, deslocava com o polegar esquerdo o carro em uma posição decimal. Em vista da subtração ou divisão, a manivela levantava ligeiramente, mas conservava seu sentido de rotação. A máquina era construída em metal inox, era silenciosa e quase perpétua.


Com seu estojo protetor, podia ficar no bolso ou em uma mala; podia funcionar em toda parte. Apesar da colocação por cursores e a ausência de transferência, um operador treinado executava o produto simples, o quociente, a regra de três etc., em um tempo compreendido entre 10 e 17 segundos. Por todas essas razões, a Curta conheceu um sucesso comercial considerável no mundo até o início dos anos 1970, quando foi suplantada definitavamente por minúsculos calculadores eletrônicos que foram chamados calculadoras.

Fonte:www.wikipedia.com

Miquilisss

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009








PAFOS

Pafos (ou Paphos) é uma cidade portuária no sudoeste da ilha de Chipre, a capital do distrito homônimo.

Pafos possui 47,530 habitantes (considerando até o ano de 2005). Era um dos mais célebres centros de peregrinação do antigo mundo grego, pois era onde se pensava ter nascido a deusa grega Afrodite. Foi a capital de Chipre já no tempo das civilizações grega e romana. O apóstolo Paulo de Tarso visitou-a no século I d.C..


O odeão de Pafos

O odeão de Pafos é um pequeno anfiteatro de pedra calcária datado do século II d.C.. Atualmente é usado no verão para espectáculos musicais e teatrais.


Mosaico na casa de Dionisio

Contudo, o principal centro de interesse de Pafos é constituído por um grupo de quatro monumentos: as "casas" de Dioniso, Teseu e Aion e pela Villa de Theseus, com muitas das suas inúmeras salas pavimentadas com mosaicos de uma beleza ímpar, documentos preciosos para o estudo da interligação do real e do mitológico do povo que os construiu.


A rocha de Afrodite, o local do mítico nascimento da deusa grega


Fonte: www.paphos26.com/sights/paphos-odeon.asp e Wikipédia.

Filákia (beijinhos em grego ;)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009






PROVÉRBIOS ARMÊNIOS

Provérbios são sempre provérbios em qualquer parte do mundo, mas sempre nos fazem refletir sobre a natureza das coisas.



"Echë ir zëralunn vra guë hiana"
O burro fica encantado com seu próprio zurro.



"Ierpek tche desnëvadz vor mernoghin harësdutiunë ir takaghin hedevi"
Nunca se viu a fortuna do defunto acompanhar o enterro



"Pokër lussavor amb më, guërna arevunn luissë dzadzguell"
Uma pequena nuvem pode encobrir o sol



"Asdvadz megunn hatsë dëvav , akhorjaguë müssinn"
Deus deu pão para uns e apetite para outros.


Kecharis Monastery ( 13th- century) Tsakhkadzor Region , Armenia.

Fonte: http://www.armenia.brasil.nom.br/proverbios.htm

Miquilisssss

domingo, 18 de janeiro de 2009






PARQUE NACIONAL PICOS DA EUROPA

O nome diz tudo e a imensidão da paisagem também. Estamos perante um dos maciços montanhosos mais importantes da Península Ibérica, com zonas de alta montanha de origem glacial, gargantas apertadas, lagos espelhados, extensos vales e picos abruptos. Assim é o Parque Nacional dos Picos da Europa, uma área de 64. 660 hectares, entre as Astúrias, Léon e a Cantábria, que constitui a segunda maior zona protegida de Espanha e a terceira da Europa.

Lago Enol

TODAS AS CORES DA NATUREZA

Principais protagonistas destes bosques “encantados” na montanha, as faias podem ser encontradas até perto dos dois mil metros de altitude. Com vestes outonais de cor viva, estas árvores pintam toda a paisagem de tons laranja, até se esconderem, já despidas, atrás dos primeiros nevões. Carvalhos, castanheiros, amieiros e muitas outras espécies de flora, completam este quadro típico de Outono, no Parque Natural de Somiedo, que integra os Picos da Europa. É neste cenário que se esconde o urso-pardo, uma espécie ameaçada que encontra nesta reserva um dos seus últimos refúgios.

Minas de Buferrera. Exploração abandonada de manganésio. As minas encerraram suas atividades no ano de 1972, constituindo este espaço atualmente um museu.

PARA ALÉM DAS MONTANHAS

Foram necessários 300 milhões de anos para formar a atual topografia dos Picos da Europa, com suas montanhas altas e pontiagudas. A sua beleza é inequívoca e a sua importância natural única. Esta vasta região protegida integra, no maciço ocidental, o antigo Parque Nacional de Covadonga, criado pelo Rei D. Alfonso XIII em 1918, o primeiro da Espanha e um dos pioneiros do mundo. Mas não é tudo. As grandes montanhas escondem outros segredos: pitorescas e históricas povoações, que marcam pela hospitalidade de sua gente, herdeiras de uma longa tradição cultural, desde os tempos mais remotos.

CURIOSIDADES

O urso-pardo (ursus arctos) ou urso castanho ibérico é uma espécie declarada em risco de extinção desde Março de 1999 e também o símbolo emblemático de Somiedo, tendo levado à criação deste parque natural situado na região autónoma de León. O Parque Natural de Somiedo, a Sudoeste de Oviedo, abrange o cume da Cordilheira Cantábrica e o lago de Salienca e alberga o maior núcleo da população cantábrica ocidental de urso-pardo, com cerca de 60 a 70 indivíduos. Aqui também é possível encontrar uma importante população de lobos e de águias douradas.

Para quem visita esta zona, é fácil perceber o enraizamento e a importância que a imagem do urso-pardo tem aqui, sobretudo quando se chega junto das pequenas povoações. Pola de Somiedo, a povoação mais importante do interior do parque, é um bom exemplo. Placas de cafés, venda de produtos naturais dos bosques de Somiedo, tudo utiliza a imagem do urso-pardo. É também em Pola de Somiedo que se localiza a sede do parque, com um bom centro de informação.

Pola de Somiedo


Fonte:http://www.rotas.xl.pt/

Miquilissssssss

sábado, 17 de janeiro de 2009






CASTELO DE MIR

A construção do castelo começou no fim do século XV, no estilo gótico da arquitetura. A construção do castelo foi finalizada pelo duque Ilinich no século XVI adiantado perto da vila Mir (anteriormente de Minsk gubernya).
Em aproximadamente 1568 , o Castelo de Mir ficou sob responsabilidade nas do duque lituano Radvila, que passou a contruir o castelo no estilo de arquitetura do Renascimento.
Sua fachada foi toda emplastradas e decorada com portais, placas, balcões e patamar de pedra calcária.





Após ser abandonado por quase um século e sofrendo muitos danos na estrutua, no período “Napoleônico”, acabou sendo restaurado no final do século 19.
Em 1813, após da morte de Radvila, o castelo passou para as mãos de sua filha Stefania, e passando mais tarde para a filha desta, chamada Maria, que casaou-se com o príncipe Chlodwig Hohenlohe-Schillingsfürst.





O filho deste casal, Maurício Hohenlohe-Schillingsfürst vendeu o castelo para Nikolaj Sviatopolk-Mirski, do clã de Bialynia, em 1895.
Filho de Nikolaj, Michail, começou a reconstruir o castelo de acordo com as plantas do arquiteto Teodor Bursze.
A família de Sviatopolk-Mirski possuiu o castelo até 1939.

Fonte: www.flickr.com
en.wikipedia.org

Miquilissssssss

Blog Widget by LinkWithin