Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 4 de janeiro de 2009








PESSANKAS - Ovos Ucranianos

Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos (Pêssankas) na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a rica terra negra da Ucrânia.
A festa da Primavera era um evento alegre, era acendida uma grande fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh, no exato momento do Solstício de Primavera.
Também nesta festa eram oferecidas pêssankas aos entes da natureza, fazendo seus agradecimentos pelas colheitas e firmando seus pedidos para que a terra continuasse produzindo aquilo que necessitavam para viver.


A antiga e tradicional Festa da Primavera, transformou-se na Páscoa cristã, por se tratar da mesma época. O povo continuava com os antigos festejos, mas mudava-se gradativamente o sentido da ocasião festiva.As pêssankas, continuaram existindo, o povo não deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos, mas o clero religioso fez com que se abandonassem as crenças nos entes da natureza, deviam ser extintos os costumes tidos como pagãos.
Sabe-se que essa tradição é muito comum entre vários países da Europa, e que cada país tem diferentes maneiras de pinta-los e diferentes interpretações para esse tipo de artesanato.


Abaixo, segue uma tabela com alguns dos desenhos mais encontrados, ainda hoje, nos ovos ucranianos:



Fontes: Flickr e o site:
www.pessanka.com.br/pessanka.html

Miquilisssssss

Um comentário:

Anônimo disse...

Só passando pra dar um alozinho, abraços!

Blog Widget by LinkWithin