Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 20 de agosto de 2009








1º SORTEIO FAROFA DE BATATA


Demorou um pouquinho mas hoje começa nosso primeiro sorteio ^^ Estava esperando a brochura da Eslovênia chegar de lá para poder sortear! Porém para quem participa dos sorteios por ai, vai ver que aqui seremos mais rigidas, não vai ter que ter apenas sorte mas também merecimento...antes de disso, um post...^^

MATRIOSHKA

Uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.


O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.


A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".

Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas actuais.


Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.


Fonte: Wikipédia e Flickr.

Agora vamos ao sorteio propriamente dito, fiz um post sobre as Matrioshkas porque vamos sortear uma das Matrioshkas da foto - feitas por nós- (o ganhador escolhe ou a azul ou a roxa) e uma brochura da Eslovênia, sobre a culinária eslovena, eu particularmente babei nela!







REGRAS:

1º Os 43 seguidores do blog tem direito a duas participações (APENAS OS SEGUIDORES ANTIGOS PORTANTO TEM DIREITO A 2 PARTICIPAÇÕES!!!), ou seja, na hora de preencher a caixinha façam duas vezes e na segunda coloquem o 2 do lado do nome; AOS DEMAIS PARA PARTICIPAR DEVEM SER SEGUIDORES.

2º Todos que querem participar DEVEM COMENTAR NESTE POST, sobre o post, isso significa um COMENTÁRIO DECENTE, nada de legal, interessante e etc, algo construtivo e inteligente (isso é para evitar que as pessoas passem por aqui apenas pelo sorteio sem ao menos se darem ao trabalho de lerem sobre o que se trata o nosso trabalho).

3º Por fim PREENCHER A CAIXINHA:




Qualquer um pode participar, de qualquer parte do mundo, visto que a mafia japonesa são nossos maiores leitores ^^ DESDE QUE TENHA SEGUIDO OS TRÊS PASSOS!!
O sorteio vai até o dia 03.09.2009, no dia seguinte publicamos o ganhador, além de enviar um email, o ganhador tem 48 horas para responder, se não novo sorteio.

BOA SORTE!!!!

P.S Pra quem se interessar nós vendemos essas matris de feltro, só entrar em contato com nós ^^



28 comentários:

Luria disse...

Obaaaaa! Bom primeiramente não sabia a história do porquê dentro da matrioska tem uma, depois outra e assim vai, interessante. ;D E mais ainda a idéia de fazer um menino hehehe, mas as que eu vi, acho que todas eram menininhas. De tanto a Bruna falar dessas matrioskas comecei a reparar nelas hehehe, e vi que aqui no Japão vende bastante delas! To achando que vou comprar uma de verdade pra mim.
Segundo, ah eu quero ganhar os prêmios eeeeeeeee

Beijos!

Rei disse...

Olha, hoje acabei descobrindo o nome dessas bonecas, minha irmã tinha uma "boneca" dessas com 4, e nunca me interessei em procurar o nome delas, agora já sei como se chamam... Ah, e é claro que essa que minha irmã tinha não era da Russia... hehehe

Nata disse...

Eu já vi e conhecia as bonecas, mas não sabia nem o nome e muito menos a história por trás delas.Elas são lindas, quero muito uma delas de verdade hehehe, será que é muito cara?Um beijo, adorei a promoção e o post sobre as...(tá eu não decorei o nome, é dificil) hehehe

Carol Dornelles disse...

Bom...
O que posso dizer a respeito é que você utilizou de uma forma bem criativa pra vender seus produtos, que é a explicação dele e a sua história.
Isso desperta a curiosidade nas pessoas, e além de dá-las um pouco de cultura de outros paises, a levam ao consumo...hehehe

Su seguidoraaaaa! Mereço concorrer 2 vezes!!!

Desabafando disse...

Confesso que sempre achei essas bonequinhas lindas mas não sabia da história por trás delas! E juro que nunca vi um bonequinho homem, pra mim são sempre menininhas ou figuras femininas! Porque será então que nessa tradição se perdeu a figura do bonequinho homem? E permaneceram as mulheres? Queria saber! E parabéns pelo conteúdo, continua ótimo e continuo aprendendo muito aqui!

Letícia disse...

Tenho uma dessas bonequinhas que comprei na Argentina, são de madeira, um amor tbm, chamadas por lá de "Mamuskas", inclusive tem uma chocolateria enorme em bariloche chamada MAMUSKA em homenagem as bonequinhas! Achei um amor *.*

Juliana disse...

ahhhhhhhh eu adoro matrioskas, meu avô trouxe uma da rússia para nós, linda linda, linda... :D adorei a matrioskinha de feltro! obrigada pelo convite para participar do sorteio. beijooos

Gesiane disse...

Já tinha visto aqui no sul em feiras de artesanato mas nunca tinha me ligado que vinha uma dentro da outra, pensei que eram de tamanhos diferentes... Vivendo e aprendendo!!! A história da oprigem tb é legal!!!

Bom, participei... Mas sou tão azarada que se eu ganhar vai ser um milagre!!! rsss...

beijos

Bah disse...

Putz sorteio é comigo mesmo rs.. Quando tem um eu tô dentro... apesar de não ter tanta sorte assim rs... Quanto às bonequinhas, na verdade eu tenho medo da versão original. Qdo estava no Japão nem comprei uma boneca pq eu tenho um lance com boneco q não tá na história rs... Mas gostei da criação de vocês pq ela tem uma carinha mais fofa, menos aterrorizante rs... Vou confessar que me interessei na brochura, pq eu não posso ver uma bula de remédio q me interesso rs.

Kisu!

Anônimo disse...

Yeah, yeah, yeah....
Estou aqui....demorei pra aparecer mas já preenchi minha participação..huehuehue!!

Eu nunca tinha me interessado por essa boneca, mas achei bem legal.Na verdade, tudo tem história né...se a gente for atrás pra saber...é que ninguém se interessa né...mas cá entre nós, podia ter um russo ali dentro de 1,80 de altura, olhos verdes..eu naum ia reclamar hehehe!!

Bjaum QUI!

Anônimo disse...

Ah, sim, o ganhador vai receber um livro de receitas com a baba da QUI..hauhauahua!!

Doce Encanto disse...

Mais interessante do que ler sobre outra sculturas é saber que as vezes você está comendo um prato diferente e nem se dá o trabalho de saber de onde vem, quem criou, o trabalho que deu para chegar até você.Òtima iniciativa de vocês, parabéns;

Diogo disse...

Nossa eu ja tinha visto essas bonecas mas nao sabia a verdadeira origem. Agora sei que sao Russas, gracas a minha amiga Batatovisks (em russo, rs), ja vi varias aqui no japao mas com estilo oriental, a luria me fez tirar fotos disse que era pra mandar pra vcs, mas acho que a lesada acabou esquecendo.
bjos
e sorteia eu hein
bjao

Observadora das Nuvens disse...

Bom Bruh eu sou fã de carteirinha do seu cantinho, acho um dos blogs mais inteligente e criativos, sobre as bonecas , nunca tinha visto, achei bem linda a historinha do bonequinha pedindo um bebe, seu blog faz parte do meu banho diario de cultura...

Gesiane disse...

hahahahaha... Boa Léo, ganhar o livro de receitas com a baba da Qui.... rssss...

cih_coloridex disse...

Fiquei feliz que você me avisou do sorteio. Estou pensando em fazer um no meu blog também, já tenho até o prêmio!
Quanto as bonequinhas russas, eu sou suspeita de falar porque eu adoro uma boneca e ainda por cima vocês à fazem de feltro, um dos materiais que eu mais gosto de trabalhar! ;D
Além da Matrioska eu também curto as orientais Kokeshis, seria legal ver um post sobre elas também apesar do foco do blog ser sobre Europa! Só uma sugestão! =)
Quero ganhar!

Kiss

Anônimo disse...

Teve uma época que me interessei muito pela Rússia, até tentei aprender o idioma (diga-se de passagem que foi um fracasso), aí tive muita vontade de ter uma dessas bonequinhas, mas nunca encontrei para comprar aqui onde moro! As que vocês fizeram estão muito bonitinhas e caprichadas, espero ser a ganhadora de uma delas! :)

Bruna Castro
kreatormanowar@hotmail.com

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

huahuahua, adorei a máfia japonesa!!
Acho fofa as matrioskas, mas tb não conhecia a história.
Farofa de batata é cultura minha gente!!! rs...
bjos

Vanessa disse...

Eu vim participar do sorteio porque tenho uma colega que tem descendência eslovena e neste ano, depois de um tempo juntando dinheiro, ela foi conhecer a Eslovênia. Ela mostrou umas fotos lindas de lá, achei sensacional. Ela me ensinou meia dúzia de palavras em esloveno, mas eu já esqueci todas..rs
Da bonequinha, ela não tinha faldo, mas achei linda.
Se eu ganhar, quero a roxa. Bjs

Anônimo disse...

Elas sao lindas e adorei conhecer sua historia. Estou concorrendo e pretendo comprar para presentear amigas e minhas norinhas.
Beijos

powerofsteel disse...

Ola Meninas.... !

Eu ja vi essas bonequinhas... elas são do tipo aqueles presentes de amigo secreto - aquele presentão e na hora de abri-los é uma caixinha pequinininha com presente dentro rsrs

Vou participar, quem sabe eu ganhe né ?!

ps: quem dera se eu tivesse tantos comentários no meu blog como o teu. ^^

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Olá... adorei saber a historia dessas bonequinhas!!! Sou apaixonada por elas e amooo bonecas feitas artesanalmente!!! Gostaria de ganhar uma!!!! E espero ter a sorte de ganhar o sorteio!!! Boa sorte para todos!!!!
Beijinhos ... parabens ... adorei os premios!!!

barbaraplanche disse...

Adorei a história da matrioska, realmente é uma coisa que nem fazia idéia, e com certeza não é todo dia que se vê um trabalho artesanal e criativo com esse no blog.

Parabéns!

Ana Carolina L. Amaral disse...

sou louca por matrioskas desde criança. acho que minha mãe ou alguma tia tinha e eu lembro q ficava pegando pra brincar escondido. hahaha

Bru Rieper disse...

AMOOOO Matrioskas...sempre quis comprar mas aqui em SP nunca vi..quando fui à Buenos Aires tinha um Russo lá vendendo,mas ele tava cobrando muito caro por elas...eram lindas..mas como tinha viajado com pouco dinheiro não pude as trazer pra casa...mas ainda sonho com elas..
Faço trabalho com feltro e comprei uma revista que tem o molde de matrioskas...to louca pra começar a fazer!!!

Otimo sorteio,parabens!
Beijo

BLOG DA DANI disse...

OLÁ!

MUITAS VEZES NÃO NOS DAMOS O TRABALHO DE PROCURAR O NOME DAS COISAS, ADOREI SABER QUE O NOME DESTES BONEQUINHOS É MATRIOSKAS. E QUE SÃO DA CULTURA RUSSA.
O SEU TRABALHO É MUITO BONITO E BEM FEITO, PARABÉNS!!!!

Dafne disse...

Adoro Posts que aumentam a minha cultura! ♥
Na casa da minha avó tem uma matrioshka, eu adorava brincar com ela, mas nem sabia da sua história...
Alias, adorei a do senhor que esculpiu elas, e foi dando os bebes! =)))

Beijos

Ira disse...

A história do senhor que esculpiu a boneca é a melhor.

Mas qual a diferença dela para a babushka? ou seriam a mesma coisa?

Lembrabdo que em Bariloche tem uma loja de chocolates chamada Mamuska que tem essas bonequinhas como tema. Para quem é colecionador é uma perdição.

Blog Widget by LinkWithin