Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 23 de agosto de 2009






POTICA


Para deixar vocês aguados, eu escolhi um prato que aparece na bochura da Eslovênia, e trouxe a receita para vocês, ele tem uma cara boa, alias a culinária eslovena tem pratos muito bonitos (eu Bru babo =P), mas pesquisando por receitas elas não muito facéis de se achar =/ Ah sim tem gente se inscrevendo na caixinha sem deixar comentário, isso significa que estas pessoas se até o dia final da promo não comentarem no post estarão desclassificadas!!!


POTICA

A Potica é a sobremesa mais típica entre as sobremesas eslovenas, e é feita com mais de 80 recheios diferentes! É também conhecida como uma sobremesa festiva, feita com diferentes tipos de massas. As poticas mais típicas são recheadas com estragão, mel, nozes, sementes de papoula, cebolinha, queijo cottage e etc.



RECEITA

INGREDIENTES

Para Pão:
2-2 1 / 2 de xícara de farinha de trigo
1 pacote de fermento biológico seco
1/3 de xícara de leite
1 / 4 de xícara de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos

Para o Recheio:
3 xícaras de nozes
3/4 de xícara de açucar
1 / 4 de xícara manteiga ou margarina amolecida
1/4 de xícara de mel
1 ovo batido ligeiramente
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de limão finamente triturados ou casca de laranja (opcional)
1/2 colher de chá de baunilha


MODO DE PREPARO
Para o Pão:
Em uma tigela, junte 1 xícara de farinha de trigo e o fermento, reserve. Em uma panela no fogo médio coloque o 1/3 de xícara de leite, 1/4 de xícara de manteiga ou margarina, 2 colheres de sopa de açúcar e o sal até que a mistura ficar quente( manteiga ou margarina fica quase derretida). Adicionar a farinha e misturar.

Adicione 2 ovos. Bata com a batedeira entre a velocidade baixa e a velocidade média por 30 segundos, raspando as bordas da bacia constantemente. Bata em velocidade alta por 3 minutos. Com uma colher de pau, misture com um pouco da farinha restante(observe o quanto a massa vai pedir, por isso que varia entre 2 xícaras a 2 e 1/2, o excesso de farinha endurece qualquer massa! Além que na hora de abrir você vai usar mais farinha, então o ideial é que ela fique levemente grudenta)

Coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada. Amasse o suficiente acrescentando o restante da farinha até formar uma massa macia, que é moderadamente lisa e elástica (3 a 5 minutos no total). Forme uma bola. Coloque em uma tigela levemente untada, vire de uma vez (ou seja, a massa fica coberta pela tigela). Cubra e deixe crescer num local quente dobrar de tamanho (de 60 minutos a 45 minutos).

Para o recheio: Em uma tigela grande misture as nozes ( a receita diz 'ground' nozes, eu não achei outro significado para ground que não fosse a palavra 'chão', mas eu imagino que as nozes estejam picadas ou trituradas já que vai dentro da massa), 3/4 de xícara de açúcar, 1/4 de xícara de manteiga ou margarina, o mel, 1 ovo batido ligeiramente, 3 colheres de sopa de leite, a casca de laranja (se desejar), e a baunilha. Reserve.

Lindo esse né? Quem quiser eu ensino a fazer esse modelo, é facinho, só pedir que eu explico ^^

Para montar: Corte a massa ao meio e abra no sentido longitudinal, formando duas folhas de 30x10 polegadas com cada uma das partes. Espalhe o recheio uniformemente sobre a superfície da massa, mantendo o limite de 1 cm das bordas. Usando o pano como um guia, enrolar como um rocambole. Feche as bordas a modo de não vaze recheio Coloque a emenda dos pães para baixo em forma untada (há versões em forma quadrada, há uns que fazem em forma de furo no meio como vocês vêem nas fotos). Cubra e deixe crescer mais uma vez em local morno até quase o dobro (45 a 60 minutos). Eles não dizem mas com certeza eles pincelam ovo, porque para ficar dourada desse jeito né?

Asse em forno pré-aquecido (forno médio) por 45 a 50 minutos, ou até dourar. retire das formas e deixe esfriar sobre uma grelha. Cortar em fatias não muito finas.

O rendimento é de dois rocamboles, com aproximadamente 8 pedaços;


Fonte: http://www.cooking.com/Recipes-and-More/recipes/Potica-recipe-320.aspx, Google Imagens e Flickr.

Como sempre acontece com receitas, eu fiz uma adaptação em cima do que já conheço de culinária, porque as palavras que eu não sabia o tradutor também não, ai foi uma maravilha, 7 anos fazendo inglês e um diploma e mesmo assim ainda apanho cain cain rs. Então qualquer coisa me desculpem, mas acho que assim dá certo, a quantidade de ingredientes e os ingredientes em si não sofreram alteração alguma. Neste site tem fotos passo a passo do preparo: http://users.kent.net/~rob/pot.htm.

E aqui tem um vídeo, ele tem cinco partes na lista de reprodução tem todos:



E não esqueçam de participar da Promoção



13 comentários:

Gesiane disse...

Ai que ruimmm... ai esta hora da amanhã vendo estas delícias não da!!!

Primeiro pela imagem não tinha me ligado que era tipo um rocambole, estava intrigada como era feito para ficar tão bonito por dentro, depois com o modo de fazer vi que é que nem rocambole!!!

Beijos

Dea アンドレア disse...

Hum que delícia!!
Mas não tento fazer mais nada rs :(
bjosss queridona

Carol Dornelles disse...

Nossa, parece uma delícia.
O problema é que eu sou uma negação para fazer essas coisas...rsrs

Bjo!

/ladoloucodacaroldornelles.blogspot.com

Bru Rieper disse...

Gente do céu que deliciaaaa...quando for ai mercado compro as coisinhas e vou tentar fazer..
Beijo

Leo Yk disse...

Aiyaa!!

Ai....que maldade fazer isso....que coisa feia...fazer eu passar vontade essa hora da madrugada...sempre esqueço que é perigoso ler o Farofa depois da meia noite...a gente nunca sabe quando a Bru ou a QUI faz uma coisa dessas...hahahahaha!!

Ai, isso parece tão fofinho, saboroso...uma vontade de morder um pedação....

ahhhhhhhhhhh!! parei hein! xD vou dormir....e sonhar...haushausas
Vou passar a receita pro meu cozinheiro...ele que se vire na cozinha! hausha

dorei hein...

Bjaum meninas!

Desabafando disse...

Hum, parece bom hein....confesso que detesto esses posts culinários porque eu começo a passar vontades...rsrrsrsrsrs....ainda mais com essas fotos maravilhosas...

Aquele todo desenhado por dentro parece bem 'difícil de ser feito...seriam vários rocamboles colocados juntos na mesma forma antes de assar?

Carol Dornelles disse...

Ahh na verdade eu fazia jornalismo. Ai tranquei pq nao era o q queria. Ai ia passar para psico (isso eu sei que quero...rs) mas ai a grana apertou e eu só to fazendo o curso de design gráfico mesmo =P

Bah disse...

Nossa que eu fiquei aguada de vontade de experimentar esse trem ai rs... O jeito que faz pra ficar nesse formato muito interessante. Espero que com um pouquinho de sorte eu ganhe esse livreto para poder pegar umas inspirações e tentar umas mágicas na cozinha rs...

Kisu!

Doce feito Limão disse...

Meu Deus do céuuuuu pára tudooo!! São lindos demais...e imagino o saber q eles têm ..nossa será que dou conta de fazer!! Juro q vou tentar..
Beijao queridas!! ótima semana!!

powerofsteel disse...

É de passar vontade mesmo heim...

Bru

No meu blog eu tenho controle sim dos comentários...

Toda a vez que alguém faz um comentário la no meu blog eu recebo um email... assim fica facíl qualquer coisa eu te falo como que é o passo a passo pra vc fazer o mesmo...

Boa semana....

Luly disse...

nossa, adorei o blog, e esse post me deu uma foome! rsrsrs!
vocês querem que eu divulgue o sorteio de vocês? :D beijão

Rei disse...

Nossa que delicia... me deu uma baita fome agora !!!

Diogo disse...

Esse blog eh f###...
Adoro ler sobre as historias e curiosidades da Europa, mas mostrar as comidas ja eh sacanagem.
Ainda bem que tem a receita, mas duvido que se tentar fazer em casa fica igual.
uhauhahua

bjao

Blog Widget by LinkWithin