Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 7 de agosto de 2009






TECNOLOGIA A FAVOR DA CIDADANIA

Muito se fala a respeito da influência da informática na vida das pessoas e do que isso vai causar a longo prazo, ainda mais eu na faculdade, psicólogo é louco por coisas assim, eu não sei, tenho dificuldade em opinar porque sou uma grande usuária rs, mas quando li essa nota na Revista Super Interessante, pensei olha e não é que tem gente que sabe usar bem?


Segundo a Super faz uma década que a Estônia resolveu levar a sério a governança digital. Todas as escolas da Estônia foram informatizadas e colocadas em rede desde 1996. Desde o ano passado o país inteiro tem cobertura de internet wireless. Lá é normal os ministros conversarem cidadãos por email.


Todos os órgãos e trâmites públicos estão na rede, para que assim a população possa checar e participar. E o melhor toda essa tecnologia rendeu um aumento de 7,5% no PIB ao ano de 1996 à 2006.

O Skype é um orgulho estoniano, ele foi desenvolvido por programadores estonianos em 2003 e hoje em dia é difícil encontrar um habitante que não o use e até hotéis estão substituindo suas linhas fixas pelo telefone online.


Na eleição de 2007 o voto podia ser dado via computador, mas no entanto só 2% da população quis votar pela internet. (me pergunto eles pelo visto fazem tudo via net porque não votar? Um bom estudo para psicologia =P ). Que coisa não é um pequeno país e com uma grande infra-estrutura, qual é a opinião de vocês a respeito?

Panga, Saaremaa, Estonia


Fonte: Revista Super Interessante mês de Agosto e Flickr.






O desenho Finlandês que é famoso por toda escândinavia, e tem até parque temático, logo posto sobre ele inclusive, mas só depois pq senão só fico na finfin hahaha (homenagem ao namo q inventou um apelido para nosso futuro lar rsrs): http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=MOOMIM.



6 comentários:

Elisa no blog disse...

O Skype é da Estônia? Juro que não sabia, que interessante.

Se vc sente saudade de desenhar, acho que tem talento. Nasceu com esse dom. Desenhe mesmo que for de vez em quando. Isso se torna hábito.
Elisa

Desabafando disse...

Nào sabia isso do Skype....aliás, não sabia nada do que vcs publicam aqui...tenho adorado aprender com vcs...fico imaginando onde arrumam esses materiais tão curiosos e interessantes...
será que um dia a gente aqui do Brasil chega nesse nível do pessoal da Estônia?

Bah disse...

Nossa, Estônia... se me deres um mapa agora e pedir para localizar, vou pedir ajuda do google maps rs...

Kisu!

Elisa no blog disse...

Estou como a Desabafando:
não sei nada do que é publicado aqui. Estou aprendendo muito!!
Vcs são muito originais.

Bom fim de semana para vcs também.
Elisa

Anônimo disse...

AIYA !

O Skype é da Estônia? Juro que não sabia, que interessante [2]

ehh farofitas...cada post, uma aula nova de cultura xDDD
Deve ter tanta coisa. invencao por ai que a gente nem imagina de onde saiu....eh tao facil assimilar alguma coisa hoje em dia a paises desenvolvidos - entenda como USA e afins....

Bjss

Luria disse...

O Skype é da Estônia? Juro que não sabia, que interessante [3] Uma vez me falaram que na Venezuela isso há uns dois naos atrás, só o governo tinha direito a conexão discada, poucas pessoas da população têm internet, imagina ADSL então? Até que o nosso Brasil sil sil não está tão mal assim né?

Beijos!

Blog Widget by LinkWithin