Na nobre terra de Suomi - que quer dizer Finlândia na língua local - os quadrinhos demoraram um pouco para surgir em toda sua plenitude. Isto porque, até meados do século XX, a Finlândia era um grão-ducado ligado à coroa russa.
Desta forma, a liberdade de imprensa era limitada pela legislação czarista e não se podia, portanto, fazer caricatura dos russos. A produção local ficou ainda mais atrasada, em função da invasão dos quadrinhos americanos distribuídos pelos syndicates, na década de 1930. No entanto, alguns artistas, como Erkki Tanttu e Asmo Alho imprimiram o caráter finlandês nos quadrinhos, com um cenário bem vibrante e os diálogos mais próximos da realidade do país.
De 1930 a 1950, com a chegada dos comic books ianques, mais uma vez a produção local foi ofuscada. Os desenhos dos artistas nesta época foram inspirados nos clássicos Jim das Selvas, Tarzan e Flash Gordon como ilustram bem os títulos No coração da Selva, de Eeli Jaatinen e Terrestres em Marte, de Ami Hauhio.
Nas década de 1960 e 1970 é que a situação começou a melhorar e houve um interesse maior pelos quadrinhos nas universidades. Em 1971, criou-se a Suomen Sarjakuvaseura, ou seja - Sociedade de Histórias em Quadrinhos Finlandesas - abrindo espaço para uma posição mais crítica e a revelação de novos expoentes, como Usko Laukkanen, Tarmo Koivisto, Jorma Pitkänen e Tim Aarniala.
Nos anos 90, os quadrinhos finlandeses ganharam bastante expressão: surgiram novas editoras, foram publicados 30 títulos de álbuns por ano e seus trabalhos foram traduzidos para outras línguas, como o alemão, russo e sueco, conquistando, finalmente o lugar merecido no país.
Muitos artistas participam em festivais internacionais de quadrinhos nos Estados Unidos e na Europa, como Angoulème, na França, sendo esta uma boa prova que os finlandeses estão a todo vapor. Jussi Tuomola, por exemplo, é o mais internacional dos artistas finlandeses com histórias publicadas na Inglaterra, Suécia, Alemanha, Estados Unidos e França.
Por causa de um passado histórico de estreitas ligações com a Suécia, muitos finlandeses falam o idioma sueco. Desta maneira, os quadrinhos deste país têm livre acesso por toda a Finlândia.
Sobre o Estudo do idioma russo: http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=Uni%C3%A3o+Cultural+Brasil-Uni%C3%A3o+Sovi%C3%A9tica. - Dificinho né?
Fonte:http://www.universohq.com
8 comentários:
Oi!!!
Tem selinho pra vc no meu blog.
Da uma passada por lá pra pegar.
Bjox
Eu sempre compro com cartão mas dá uma olhadinha lá no site se existem outras opções de pagamento! Geralmente tem a opção do depósito. bjinhos
Nossa...vcs postam umas coisas tão interessantes e diferentes! Mto legal!
Aiya !
Eu amo quadrinhos.Sempre gostei muito de ler né,então, eu devorava os quadrinhos que achava pela frente.Desde os mais infantis como chico bento, até as tirinhas de Calvin and Hobbes e Garfield que eu A-D-O-R-O!
hoje em dia, estou mais fissurado por mangás. Sabe que aprendi um bocado com mangás? Mangá também é cultura hehehe!
Já disse que meu preferido é Death Note? xD
Eu comprei uma vez no aeroporto,uma revista da Disney.Tinha o Donald e o Mickey na capa.Muito lindam, ediçãp especial toda brilhante...fui lá, na pressa de comprar algo pra ler dentro do avião, peguei essa revista mesmo pq tava brilhando e fui lá...feliz e saltitante pro avião.Já acomodado, fui abrir a revista e CHARAMMMM !! toto en Italiano.Caspita! Io non parlo Italino molto bene ma io già amo questa lingua de Dio! hahahhaa
Voltar e pedir pra trocar não dava mais..tive que tentar ler em Italiano..precisava ver minha cara de depcionado pq eu tava doido pra ler...a capa era linda..ma Italianoooo??? xDD
olhaoleoblogandoaquidenovo...hausa
bjss
Nao sabia tudo isso.. legal mesmo!!
oi,
Quem é a Lu que postou vídeo de hanabi? É que sou meio desligada e desatenta, fiquei boiando.
Qual o blog dela?
Meu filho tem 13 anos e na escola dele tem uma gíria muito em voga na escola dele aqui em Yokohama que é kimossu que vem de kimoi. Ele achou graça do Kimmo.
bj,
Elisa
legal... o traço é um pouco diferente!
Beijos
Não sabia dos quadrinhos finlandeses, apesar de eu gostar muito de quadrinhos (de todos os tipos). Mas era interessante um site (acho que nao tem mais) que semanalmente postava sobre quadrinhos servios de Walt Disney.
Elisa, quem postou sobre o hanabi foi a Luria.
beijos
Postar um comentário