Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 14 de agosto de 2009








A TORRE DE HÉRCULES

Ontem recebi brochuras de A Corunã, e baseada no pouco que folhei lá, resolvi fazer este post, sabe que meus avós por parte de mão são espanhois, digo meu avô, porque vovó já morreu =/, então eu nunca senti muita atração por nada espanhol, sabe-se lá porque afinal teoricamente eu tenho no sangue, o fato é que eu achei esse lugarzinho mto simpático ^^ Confiram!!

A Torre de Hércules localiza-se no extremo Norte da península corunhesa, a uns 1.600 metros do centro da cidade da Corunha, na Galiza, Espanha.

A Corunã

HISTÓRIA
A Torre foi construída na cidade de Brigantium (nome dado pelos romanos, se entendi direito o nome atual é Betanzos), no século II, durante os mandatos dos Imperadores romanos Trajano e Adriano, por um arquitecto chamado Gaio Sévio Lupo, natural da cidade de Emínio (atual Coimbra), e tinha como função servir de farol de navegação.

Brigantium

A torre possivelmente perdeu o seu uso marítimo durante a Idade Média, quando foi convertida em fortificação.

Em 1682, o duque de Uceda encarregou o arquiteto Amaro Antune da restauração da estrutura. Este construiu uma escada de madeira que atravessa as abóbadas para a parte superior, onde dispôs as pequenas torres que suportam o farol.


Foi no reinado de Carlos IV de Espanha que ficou completa a sua reconstrução, tendo os trabalhos sido iniciados em 1788. A obra neoclássica terminou em 1791 sob a direção de Eustaquio Giannini.

CARACTERÍSTICAS
A torre era, antes da reforma, um corpo prismático com base quadrada. No exterior apresentava um muro de pedra com duas portas na parte baixa e janelas assimétricas que chegavam ao piso superior.


Após as reformas, passou a constituir-se numa torre e num farol. De planta quadrada, ergue-se a uma altura de 68 metros. O conjunto é constituído por três corpos: o inferior, de base quadrada com 11,60 metros de largura e 34,60 metros de altura; um intermédio, de menores dimensões, de secção octogonal; e um terceiro, menor ainda, também de secção octogonal, que suporta a construção cilíndrica em vidro que protege a lanterna do farol.


Ao subir os seus 242 degraus, pode-se apreciar a vista panorâmica da linha de costa e do oceano Atlântico.

LENDAS
Há várias lendas locais relacionadas à sua construção. Uma delas conta que Hércules chegou de barco às costas que rodeiam atualmente a torre e que foi, precisamente ali, o lugar onde enterrou a cabeça do gigante Gerión, depois de o vencer em combate.


Gerión, rei de Brigantium, era um tirano que obrigava os seus súditos a entregarem a metade dos seus bens, incluindo os seus filhos. Um dia decidiram pedir ajuda a Hércules. Este derrotou o rei, enterrou-o, e levantou, à guisa de túmulo, a Torre de Hércules; esta lenda está representada no escudo de Corunha.


Outra lenda, esta de origem Irlandesa e constante do Livro das Invasões da Irlanda, apontaria Breogam, líder do mítico Povo Milesiano que colonizou a Irlanda, como construtor da torre da alta torre. De acordo com a mesma lenda, Ith, filho de Breogam, teria avistado a Irlanda pela primeira vez do alto da mítica Torre de Breogam.

Em 27 de junho de 2009 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este video foi elaborado pelo Conselho de Cultura e Esporte quando eles ainda eram candidatos a ser patrimônio histórico, é um video bem completo que mostra tanto imagens quanto a história da Torre, vale a pena, e está em espanhol, acho que dá pra entender boa parte hehehe:



Fonte:Wikipédia, Youtube e Flickr.

Estou com tanto material bom que tenho recebido dos países, mas infelizmente ando sem tempo para parar e ler, porque estão todos em inglês e preciso traduzir, mas como sempre quando as aulas na facul voltarem eu devo pegar no tranco na marra rs.






Uma lenda sueca: http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=TANYSE - Por incrível que pareça o folclore nórdico não é tão acessível, então cada pedacinho tem que ser apreciado como um livro ^^

3 comentários:

Leo Yk disse...

Aiya Farofitas!

Porque será que a Europa é cheia de lugares que lembram cenário de filmes?

Ah...sempre tem alguma coisa pra se aprender com o post de vocês! xD
Essa torre, hoje em dia serve de ponto turistico então? Subir 200 e poucos degraus não me parece uma coisa muito atrativa de se fazer...será que podem colocar um bondinho?? huahsuasa

falaa o bicho preguiça né!
Bjosss

ps> Será que sobrevivo a esse mês super corrido?? xD

powerofsteel disse...

A Europa é um continente abençoado!

Lugares lindos e uma cultura diversificada e encantadora...

Bru

Eu vou no show do Children Of Bodom, ja faz uma cara que eu ja comprei o meu ingresso!!

E vc vaí ? ... acho que vc não perde essa heimm haha

Quem sabe a gente pode até se tromba la né ?!

Bjão e bom fim de semana!

Elisa no blog disse...

La Coruña só conhecia um restaurante espanhol em São Paulo.
O blog de vcs. me faz exercitar um sentimento: a humildade.
Sabe por quê? Está cheio de lugares e prédios que não conheço nem tinha ouvido falar. Obrigada,

Vão falar da Malásia um dia?
bj

Blog Widget by LinkWithin