Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 18 de agosto de 2009








GUSLE


Sou extremamente interessada em música, especialmente em história da música, já fiz dois cursos a respeito, nada muito longo, mas eu tenho mais esse gosto em meu curriculum, resquisios de uma pessoa frustrada, queria ter sido musicista =/

O gusle ou gusla (croata: gusle, sérvio: гусле, Montenegro: gusle / гусле, albanês: lahuta, romeno: lauta, búlgaro: гусла) é um único instrumento musical de corda utilizada nas Balcãs e no região das Dinarides. O termo gusle / gusli / husli / husla é comum a todos os povos eslavos e geralmente denota um instrumento musical com cordas. A gusle RGE não deve ser confundido com o russo gusli, que é um antigo instrumento musical,nem com o termo tcheco para violino, housle.


O Gusle tem muitas semelhanças com a lira, que foi amplamente utilizado em todo o Império Bizantino e ainda pode ser ouvido em muitas regiões no pós-bizantino quase exatamente da mesma forma. Entre os eslavos do Sul, o gusle normalmente não é tocado sozinho, normalmente é utilizado para acompanhar a voz de um cantor chamado um guslar, que canta ou conta uma história ou lenda épica.


Existem variedades regionais do gusle. The instrument has either one string (in Bosnia and Herzegovina , Montenegro , Serbia and Zagora in Croatia ) or two strings (in Bosanska Krajina and in Lika in Croatia), made of thirty horsehairs. O instrumento tem uma corda,(na Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia e Zagora na Croácia), ou duas cordas (em Bosanska Krajina e em Lika na Croácia), composta de trinta 'horsehairs' (segundo meu lindo namo, horsehair é a crina do cavalo e essa crina é utilizada para fazer o arco dos instrumentos de cordas, como o arco do violino por exemplo).






























Um arco é puxado sobre as cordas (feito de rabo de cavalo), criando um som nítido e dramático, muito expressivo e bastante difícil de dominar. O gusle é feito de uma caixa de madeira sólida, o maple (tipo de madeira muito utilizada em instrumentos) sendo considerado como o melhor material (portanto, o instrumento é frequentemente referido como "gusle javorove" - maple gusle), coberto com pele de animais e um pescoço com uma cabeça intricadamente esculpida. Eles são mantidos entre as pernas com o longo braço apoiado em uma das coxa.


GUSLE SÉRVIO
O Gusle sérvio(pluralia tantum) tem uma ou duas cordas e também é geralmente feito de madeira maple.

Existem registros de gusle (гоусли) tocados na corte do Rei Stephen, o Primeiro-coroado (começo do séc. 12.), mas não é certo se o termo foi usado para designar especificamente o gusle ou talvez algum tipo de corda do instrumento. A primeira menção de gusle na sua acepção contemporânea do termo refere-se a 1415 quando músicos sérvios o tocaram na corte do rei polonês Wladislav Jagelo.


Guslars (cantores) são indivíduos capazes de reproduzir textos de longa narrativa sobre heróis e eventos do passado distante e são capazes de improvisar novos no decassilábico metro (десетерац / deseterac).

Filip Višnjić (1767-1834), Um Guslar Cego Sérvio


O gusle tem desempenhado um papel significativo na história da poesia épica sérvia, devido à sua associação com os séculos legado oral patriótico. Com os esforços do etnógrafo Vuk Stefanović Karadžić muitas destas epopéias foram coletadas e preservadas no início do século XIX.

Fonte: Wikipédia Inglesa (traduções com a ajuda do namorado ^^ Obrigada meu lindu rsrs- Eu sei inglês mas termos musicais é com ele, que estuda música hehehe) e Google Imagens.






Natal Lituano- http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=K%C5%AB%C4%8Diukai



4 comentários:

Desabafando disse...

que lindos instrumentos!

Gesiane disse...

Gente nunca tinha ouvido falar neste instrumento... Sempre que venho aqui acabo aprendendo uma coisinha nova, vcs estão de parabéns meninas...

Beijos

Luria disse...

Pultz que instrumento mais bem trabalhado, verdadeira arte! E não deve ser algo fácil de tocar, me pareceu ser bem delicado.

Beijossssss

Anônimo disse...

Aiyaa de novoo hahaha!

Eles usam a crina do cavalo pra fazer o instrumento?? Mas são lindos esses instrumentos..que coisa...todo trabalhado..imaginem o trabalho que deve dar, isso sem contar a criatividade. Adorei!!

Maple? naum é aquilo que a gente joga em cima das panquecas?? rsrs

bjoss

Blog Widget by LinkWithin