O Sul da Itália e suas ilhas maiores (Sicília e Sardegna) caracterizam-se pela culinária mediterrânea, com forte presença do azeite de oliva, legumes e hortaliças, massa e vinho. As proteínas variam dependendo da localização. Obviamente a belíssima faixa litorânea do país é farta em peixes e frutos do mar. Nas regiões interioranas é comum o consumo de animais de criação como a ovelha, a cabra, o porco e eventualmente o gado bovino. As caças também são apreciadas principalmente no outono. A ilustre pizza origina-se da região sul, especificamente da província de Napoli.
Segue agora, uma receita muito conhecida em Polignano a Mare, situada no Sul da Itália ( com foto de um “exemplar” feito pela Qüi )
FICAZZA
Ingredientes:
Para a massa:
1 kg de farinha de trigo especial
2 batatas médias cozidas, sem casca, passadas no espremedor
1 colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
100 gramas de margarina sem sal, em temperatura ambiente
60 gramas de fermento biológico para pão ou 4 tabletes de 15 gramas
água morna o suficiente.
Para a cobertura:
4 tomates maduros e firmes cortados em rodelas fininhas
orégano
sal a gosto
azeite
Preparo:
Colocar a farinha numa vasilha, abrir um buraco e diluir o fermento com sal e açúcar. Juntar a batata e misturar tudo, com a água aos poucos, até dar o ponto de massa mole. (1 kg de farinha rende três assadeiras redondas de 25 cm de diâmetro)
Espalhar a massa com a mão, na assadeira (untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo), e esperar crescer até dobrar de volume (ou colocar uma bolinha de massa num copo de água e esperar que ela bóie). Distribuir as rodelas de tomates temperadas com sal, azeite e polvilhar orégano. Assar em forno a 250°C por 40 minutos.
Fontes:http://diversao.uol.com.br/ultnot/2006/05/19/ult100u4956.jhtm
Miquilissss
Nenhum comentário:
Postar um comentário