Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 8 de fevereiro de 2009






LENDAS E MITOS DO PAÍS DE GALES

Muitas localidades no País de Gales têm as suas próprias lendas e mitos, transmitidas de geração em geração através do folclore local e pertinentes sobretudo àquela área particular. Um bom exemplo é a “Maldição de Pantannas”, que tem por cenário Merthyr Tydfil, uma cidade situada nos vales do sul do País de Gales que ficou famosa durante a revolução industrial pela produção de carvão, ferro e aço.

A maldição abateu-se sobre a família de um lavrador quando este ofendeu a população local de Tylwyth Teg (fadas, em Galês). A maldição perseguiu a família por gerações e gerações, resultando na ruína final da quinta. A quinta de Pantannas ainda existe hoje, em ruínas.

Tylwyth Teg

Gwyn ap Nudd reina sobre os espíritos galeses do Tylwyth Teg, o "Povodos Duendes". É um indivíduo de aspecto sombrio, como corresponde a Rei dos Mortos, e é representado tradicionalmente por uma coruja. Seu reino é o submundo da terra e para chegar até lá só através dos lagos galeses ou por Glastonbury Tor, na Inglaterra. Nas tradições
populares celtas, o País dos Duendes e o Submundo são habitualmente uma mesma coisa. Se chega até ali através dos túmulos dos duendes, das colinas pedregosas, cavernas, poços ou submergindo- se em lagos e charcos. Essas entradas eram lugares de adoração para celtas e pré-celtas.

Glastonbury Tor

Acreditava-se que todo o poder e a fertilidade, assim como a vida e a morte, vinham do Mundo Subterrâneo, que contêm
as almas dos antepassados, os duendes e os Deuses.
Segundo algumas lendas, Gwyn ap Nudd governava Cwn Annwn, a matilha galesa do Submundo integrada pelos cães duendes de pele branca e orelhas vermelhas. A matilha corre nas noites escuras e tormentosas em perseguição as almas daqueles que acabam de morrer. Seus latidos sempre são cheios de muito pesar.

Fonte: Colégio São Francisco, Flickr e Somos Todos Um.

Miquilissss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin