Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009








VATNAJÖKULL

Vatnajökull (pronunciado vat'najö'küdll) é a maior massa de gelo da Islândia. Está situado na área sudeste da ilha, cobrindo mais de 8% do país. Com os seus 8.100 km², é a segunda maior calota de gelo da Europa em termos de área e a maior em termos de volume. A espessura do gelo pode atingir os 1000 metros.





A maior montanha da Islândia, Hvannadalshnjúkur (2111 m), encontra-se na periferia sul de Vatnajökull, perto do Parque Nacional de Skaftafell.


Hvannadalshnjúkur



Por baixo do glaciar - assim como por baixo de muitos dos glaciares da Islândia - existem vulcões. Os lagos vulcânicos, como o Grimsvötn, foram a causa de um grande jökulhlaup (inundação devido a derretimento da camada gelada sobre um vulcão em erupção), em 1996. O vulcão debaixo destes lagos também causou uma curta mas considerável erupção no início de Novembro de 2004.
O Vatnajökull tem vindo a diminuir de tamanho há já alguns anos, possivelmente devido a alterações climáticas e actividade vulcânica recente.





Cada vez que este vulcão entra em erupção derrete o gelo que se encontra a cobri-lo e a água resultante desse degelo vai interagir com a lava dando origem a explosões que libertam grandes quantidades de cinza e vapor de água.
Se a erupção for suficientemente longa e intensa, o calor libertado pode derreter grandes quantidades de gelo, escavando um canyon no glaciar que vai libertar grandes quantidades de gelo, lama e pedras nas regiões proximas do glaciar, numa inundação catastrófica


Fontes: www.wikipedia.com
http://geologia-12curiosidades.blogspot.com/2007/12/islndia-fogo-e-gelo-o-glaciar-de.html
www.flickr.com


Miquilisss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin