Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009






SAUNA NA FINLÂNDIA

Sauna , ou Banho finlandês, é uma sala ou casa com um ambiente muito aquecido, podendo ter um banho de vapor (sauna úmida ou banho turco) ou ser uma sauna seca (que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor). É frequente que à permanência na sauna se siga um banho ou chuveiro de água fria, para libertação de toxinas expelidas com o suor, e uma massagem.
A sauna úmida raramente ultrapassa os 60°C enquanto na sauna seca o corpo humano tolera facilmente temperaturas superiores a 80°C durante curtos períodos de tempo.


HISTÓRIA

Ela apareceu há cerca de 9 mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história. "A sauna é um símbolo de nosso país e até hoje é o primeiro cômodo que um finlandês ergue quando vai fazer uma casa. Atualmente existem 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes", afirma o antropólogo Juha Pentikäinen, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. O tipo mais tradicional, a chamada savu sauna ("sauna de fumaça"), era uma construção escavada no pé de um morro, formando uma espécie de caverna subterrânea. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito. Lá ocorriam rituais de curanderia, partos e até casamentos! Como em um cerimonial religioso, também havia regras rígidas: era proibido fazer barulho, fofocar ou falar mal de alguém. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Colonizadores finlandeses nos USA seguiram uma interessante fórmula, quando eles chegaram ao seu novo lar. Primeiro eles limparam a terra, depois com as toras eles construíram uma sauna. Eles viviam dentro da sauna até a futura morada ficar pronta nas proximidades. Mais tarde eles passaram a ter as crianças neste local, pois o vapor tinha a propriedade de relaxar a mãe durante o trabalho de parto. Alguns colonizadores não finlandeses, acreditavam que as construções pertenciam ao demônio, “mesmo uma família finlandesa possui sua própria casa de bruxas”, escreveu um colonizador de Minnessota, acrescentando que ele tinha visto “a família inteira envolta em um largo lençol branco indo para sua casinha rezar para alguma divindade”. Hoje as saunas continuam enormemente populares na Finlândia, onde elas se equiparam com o número de automóveis por habitante, ou seja, existe uma sauna para cada 3 ou 4 finlandeses.



Mas foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco. Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo. Ainda no século 4 a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença. "É um grande exagero, mas de fato a sauna úmida funciona como uma inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz", diz o otorrinolaringologista João Ferreira de Mello Jr., do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Mas quem tem problemas cardíacos ou alguém na família que sofra dessas complicações deve evitar o hobby. "A desidratação provocada pelo calor da sauna concentra o sangue e aumenta a probabilidade de entupimento das artérias", afirma o hematologista Cyrillo Cavalheiro Filho, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br, Wikipédia e Flickr, sauna Confraria.

Miquilissss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin