Rotterdam sempre foi uma cidade portuária. Facilmente acessível tanto do Mar do Norte quanto do continente, sua localização era perfeita para torná-la o maior porto do mundo. E foi o que aconteceu.
O termo inclui um grande número de complexos portuários, desde aqueles que ficam na cidade em si até os que ficam na área costeira. Os portos da cidade (os maiores sendo Rijnhaven, Maashaven, Waalhaven e Eemhaven) são os mais antigos e acolhem embarcações menores. A maioria dessas embarcações transporta bens para o interior do continente através dos rios. As crescentes demandas por transporte internacional levaram à utilização de embarcações maiores, o que requeria portos maiores. Ao longo do leito do rio Maas, o complexo Europoort foi se desenvolvendo.
A região do Eurooport é o mais importante local de transferência de bens em massa da Europa. Os maiores terminais são principalmente dedicados ao manuseio de minério e carvão. O terminal de carvão não é apenas usado para levar carvão para o continente, mas também para fornecer combustível para a usina elétrica de Maasvlakte.
O enorme volume de bens que passam por esse porto (uns 300 milhões de toneladas por ano) faz o Porto de Rotterdam sustentar sua reputação: O Portão de Entrada para a Europa.
Fontes:http://www.portofrotterdam.com/en/home/
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