Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009






LÍNGUA AZERI

A língua azeri (em azeri: azərbaycanca), também conhecida como azerbaijana, é um idioma do ramo turcomano da grande família das línguas altaicas.

HISTÓRIA
A língua Azeri se baseia hoje na Língua "Orghuz" que se espalhou pelo sudoeste da Ásia durante a migração turcomana da Idade média, sendo muito influenciada pelas línguas persa e árabe.

O Azeri gradualmente foi substituindo as antigas línguas Iranianas do norte do Irã, o Azeri antigo, a língua Tat, o Persa medial e também, na região do Cáucaso algumas antigas Línguas caucasianas como o Udi. Focou assim dominante no período anterior ao domínio da dinastia "Safavida", embora minorias, tanto no Azerbaijão como no Irã continuassem ainda a falar antigas línguas iranianas até agora. Também muitas palavras persas mediais e novas continuam numerosas em Azeri.


O desenvolvimento histórico do Azeri pode ser dividido em dois períodos maiores:

Antigo: por volta dos séculos XVI a XVIII – que difere de seu descendente (novo) por conter uma grande quantidade de palavras, frases e elementos sintáticos vindos do persa e do árabe. Registros escritos antigos do Azeri mostram também relações lingüísticas com elementos de idiomas Oghuzes e Kypchakes em aspectos como pronomes, prefixos de caso, particípios, etc.
Moderno; do século XVIII até agora – a medida que o Azeri foi deixando de ser apenas uma língua de Poesia épica e lírica para ser uma língua de uso prático no Jornalismo e de pesquisas científica, sua versão escrita foi ficando mais unificada e simplificada. Assim, foi perdendo muitos elementos arcaicos turcomanos, “otomanismos” e “iranianismos”, além outras expressões, palavras e regras gramaticais que não ganharam popularidade entre as massas falantes de Azeri.
Entre o início do século vinte e os anos 30, houve muitas tentativas pelos literatos para unificação lingüística no Azerbaijão. Mesmo havendo diferenças e competição entre esses estudiosos, todos eles pretendiam que mesmo as massas semi-alfabetizadas pudessem ler e entender literatura em Azeri.. Passaram a ser criticados o uso excessivo de elementos Persas, Árabes, Turco-Otomanos e principalmente russos que povoavam a linguagem tanto coloquial como literária. Procuravam um estilo mais simples e popular.

A conquista russa do sul do Cáucaso no século XIX dividiu a comunidade falante de Azeri em dois estados, Azerbaijão e Irã. No Azerbaijão a União Soviética promoveu o desenvolvimento da linguagem, mas veio a atrasar esse processo com duas mudanças sucesiovas de escrita: primeiro do alfabeto Perso-Árabe para o Alfabeto latino e depois para o Alfabeto cirílico. Mesmo com o uso significativo da língua Azeri durante a era Soviética, a língua se tornou oficial no Azerbaijão somente em 1978, o que também ocorreu nesse ano com as línguas naturais da Armênia e Geórgia (armênio e georgiano)

O alfabeto perso-árabe foi mantido, porém, para a língua Azeri no Irã; Depois de sua independência com o fim da Uniãoo Soviética, a República do Azerbaijão voltou a usar a escrita Latina, nos mesmos moldes usados pela Língua turca.



Fonte: Wikipédia.

Miquilissss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin