Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009








MÚSICA ESTONIANA

Os estonianos são intimamente ligados aos finlandeses e suas músicas são de certa forma semelhantes. A cítara é talvez o instrumento musical mais popular, enquanto que a canção-runo é a típica música folclórica nacional.



A cítara é o instrumento mais popular da Estônia


A canção-runo estoniana (em estoniano: regilaul) tem sido extensivamente registrada e estudada, especialmente aquelas cantadas por mulheres. Elas podem ser de várias formas, incluindo canções de trabalho, baladas e lendas épicas. Muitos dos primeiros estudos da canção-runo foram realizados na década de 1860 por Friedrich Reinhold Kreutzwald, que as usou para compor o épico nacional estoniano, Kalevipoeg. No século XX, entretanto, a canção-runo desapareceu de grande parte da Estônia, existindo apenas nas tradições da Setomaa (região ao sul do lago Peipus) e Kihnu (uma ilha no mar Báltico).



Os tradicionais instrumentos de sopro derivam daqueles usados pelos pastores de rebanhos e foram muito difundidos, porém atualmente eles são pouco empregados. Entre outros instrumentos estão o fiddle (uma espécie de violino), a cítara, a concertina e o acordeão, que são muito usados para acompanhar a polca ou outro tipo de dança. O kantele (em estoniano: kannel) é um instrumento nativo, que é atualmente mais popular entre os estonianos-estadunidenses do que em sua próprio terra natal. Dentre os músicos estonianos que tocam o kannel estão: Igor Tõnurist e Tuule Kann.



Fiddle medieval


Concertinha




Fonte:www.wikipedia.com
Google imagens


Miquilisss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin